• Home
  • Notícias
  • Pages
  • Tecnologia e agro: inteligencia artificial revoluciona a venda e compra de grãos no Brasil – Agrolink

Tecnologia e agro: inteligencia artificial revoluciona a venda e compra de grãos no Brasil – Agrolink

Movimento destaca o potencial para revolucionar o setor fora da porteira
Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
O agronegócio brasileiro está passando por uma transformação digital , impulsionada pela adoção de tecnologias avançadas como a Inteligência Artificial (IA). Empresas do setor já estão se adaptando e liderando essas mudanças e assim já é possível otimizar processos, operações e criar novas oportunidades de negócios. E esse movimento não apenas reflete uma tendência global, mas também destaca o potencial da IA para revolucionar o setor "fora da porteira".

A Grão Direto, plataforma digital de comercialização de grãos da América Latina, tem demonstrado como a IA pode ser um diferencial competitivo no agro. O AIrton, a inteligência artificial desenvolvida pela startup, já desempenha um papel fundamental em várias etapas da negociação de grãos. Desde a análise de mercado até a automação de contratos, a IA está sendo utilizada para tornar as operações mais eficientes e precisas.
Benefícios da IA no agronegócio
A implementação do AIrton na Grão Direto é resultado de uma jornada de aprimoramento contínuo. Tudo começou com a ideia de utilizar a inteligência artificial para identificar padrões em análises de mercado, substituindo o monitoramento anteriormente realizado diretamente pelos times comerciais da empresa. O objetivo era fazer com que o AIrton conseguisse calcular, com alta precisão, os preços médios da plataforma com base nas movimentações do mercado ao longo do dia. Após testes e melhorias incrementais, a IA alcançou esse feito com sucesso, dando ainda mais confiabilidade nos índices de preços da Grão Direto e oferecendo informações estratégicas para os usuários do aplicativo.
Hoje, a startup disponibiliza diversos serviços e soluções que possuem o uso da IA. No “Barter Digital”, por exemplo, o AIrton é capaz de "ler" contratos dos mais diversos tipos e realizar o preenchimento automático dos dados no sistema; basta o cliente subir o contrato e todo o restante fica com a IA. Isto economiza muito tempo dos times dedicados à operacionalização do barter em diversas companhias clientes da startup, além da maior assertividade. Em outro caso, a inteligência é aplicada no “Clicou, Fechou”, solução de fechamento de negócios em tempo real, onde é possível calcular a probabilidade de um usuário fechar um negócio naquele mesmo dia – a partir de dados de comportamento do usuário e de mercado – e enviar notificações inteligentes a fim de facilitar negócios que estão na iminência de ocorrer. Já na funcionalidade “Minhas Negociações” no aplicativo, onde o usuário pode enviar um contrato negociado e descobrir se fez um bom negócio de acordo com a média de sua região, a IA auxilia, também, no preenchimento das informações – fazendo leitura dos contratos, o preenchimento dos campos e realizando as análises de mercado. Por fim, o AIrton também está lendo "Certidões de Penhor", documentos que reúnem informações de diversas propriedades e produtores diferentes, estruturando os dados e organizando as informações na plataforma de Gestão de Contratos, economizando horas de trabalho dos clientes e diminuindo a chance de erro de preenchimento.
A Microsoft é uma aliada da Grão Direto nesse processo por meio do Azure Databricks, que oferece uma ampla gama de recursos que permitem criar, treinar, implantar e monitorar efetivamente modelos de IA. "O uso da tecnologia no agronegócio vem crescendo e se intensificando nos últimos anos, mas a IA é algo novo nesse campo. A colaboração entre a Grão Direto e a Microsoft reúne a inovação e a experiência para desbloquear oportunidades para o agronegócio. Estamos felizes em fazer parte dessa transformação digital no agronegócio juntamente com a Grão Direto", diz Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups da Microsoft Brasil.

O uso da IA não se limita apenas a melhorias operacionais. Vinícius Caetano Moreira, Gerente de Inovação e Tecnologia Comercial na Amaggi, observa que "a inteligência artificial está se tornando cada vez mais presente em nosso cotidiano, especialmente no auxílio à tomada de decisões." Ele enfatiza como as notificações inteligentes permitem que os compradores ajam rapidamente com base em informações confiáveis, aumentando a eficiência e assertividade das operações.
A transformação digital no agronegócio, liderada pela adoção de IA, promete não apenas aumentar a eficiência e a precisão das operações, mas também abrir novas fronteiras para inovação e crescimento sustentável no setor. Com a IA, o futuro do agro parece cada vez mais promissor, marcado por avanços tecnológicos que beneficiam todos os envolvidos na cadeia de produção e comercialização.
2023, Todos os direitos reservados
Faça o cadastro GRATUÍTO e tenha acesso a milhares de informações relevantes do Agronegócio, e entre na maior comunidade do Agropecuária do Brasil.
Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

Tecnologia e agro: inteligencia artificial revoluciona a venda e compra de grãos no Brasil – Agrolink