• Home
  • Notícias
  • Pages
  • "Sustentabilidade Brasil": Inteligência artificial vai monitorar florestas – Tribuna Online

"Sustentabilidade Brasil": Inteligência artificial vai monitorar florestas – Tribuna Online


Esqueci minha senha
Não tem conta? Acesse e saiba como!
Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:
O uso de satélites e inteligência artificial para monitorar as florestas capixabas foi um dos destaques da conferência “Sustentabilidade Brasil”, que começou na segunda (24) e vai até quinta-feira (27), no Pavilhão de Carapina, na Serra.
Após os estragos das chuvas que caíram em março, em Mimoso do Sul, e a tragédia no Rio Grande do Sul, líderes, autoridades, estudantes, professores, especialistas e curiosos se uniram para discutir temas urgentes como mudanças climáticas, economia verde e transição energética.
Uma das novidades foi a implementação de tecnologia avançada em tempo real, utilizando imagens orbitais captadas diariamente por uma constelação de 180 satélites.
Com isso, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) passa a detectar mudanças na cobertura do solo que indicam desmatamento.
O subgerente de Regularização do instituto, João Chipolesh, explicou que anteriormente o monitoramento das florestas capixabas era realizado com imagens que chegavam apenas a cada 6 meses.
“Agora, com imagens processadas por inteligência artificial, conseguimos identificar perturbações ambientais diariamente, o que antes era feito apenas semestralmente. Este avanço nos permite monitorar 15% do território capixaba em tempo real, mas temos planos para expandir para 100%”.
Com o monitoramento por satélites, caso ocorra uma mudança no cenário, um sistema com inteligência artificial emite um alerta e prevê um tempo de resposta de até 24 horas para que uma equipe chegue ao local desmatado.
Ainda segundo o Idaf, os satélites são operados pela empresa norueguesa Planet, através de sua parceira recente. A implementação de 100% do território está prevista para ser finalizada dentro de 45 a 60 dias, quando o Idaf terá acesso pleno a todo o sistema.
Biodiversidade
A tecnologia será usada também pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para acompanhamento da biodiversidade capixaba. É o que afirma o presidente do instituto, Mário Louzada.
A feira está aberta ao público em geral durante horário comercial. A programação conta com oficinas de reutilização de peças, trilha sensorial dos desequilíbrios climáticos, recolhimento de tampinhas plásticas e até leitura de mão cigana.
15% de área já está com o sistema
180 é o número de satélites
“Sustentabilidade Brasil”
Onde: No Pavilhão de Carapina, na Serra.
Duração: Começou ontem e vai até quinta-feira. Evento aberto ao público em geral que conta com mais de 120 painelistas e palestrantes abordando temas como mudanças climáticas e economia verde.
Atrações Extras: Além das palestras e painéis, o evento inclui uma feira de sustentabilidade, desfiles de moda sustentável, oficinas de reutilização de peças, trilhas sensoriais sobre desequilíbrios climáticos, recolhimento de tampinhas plásticas e metálicas, e até leitura de mão cigana, proporcionando uma experiência rica e diversificada para todos os participantes.
– Colchas com máscaras
O evento também apresentou colchas produzidas com máscaras não usadas da época da covid.
Uma trilha sensorial dos desequilíbrios climáticos também foi montada no local.
Na trilha, o visitante consegue ter uma experiência física, como contato com folhas, ventos, terra e pedras, além de sons e vários ambientes.
A ideia da trilha é mostrar ao visitante o impacto ambiental da expansão das lavouras e do crescimento urbano.
– Tecnologia de Monitoramento Florestal
O IDAF implementa um sistema de monitoramento via satélite para combater o desmatamento ilegal no Espírito Santo.
Usa imagens orbitais diárias de uma constelação de 180 satélites, fornecidas pela empresa Planet.
Tecnologia de sensoriamento remoto e inteligência artificial permite identificar mudanças na cobertura do solo em tempo real.
Fonte: Paulo Renato Fonseca Júnior, organizador do evento.
Papel de todos
“Nem tudo pode ser resolvido apenas com obras; precisamos respeitar a natureza. A infiltração de água no solo depende da cobertura florestal e do manejo adequado das propriedades. Todos, indivíduos e empresas, têm um papel a desempenhar para garantir um futuro sustentável para o Espírito Santo”.
Renato Casagrande, governador do Estado
União entre países
“É uma visibilidade incrível para os governos estaduais brasileiros, em esfera global, por garantir que as vozes brasileiras sejam ouvidas nos processos climáticos internacionais. Esta parceria é realmente importante e é um passo significativo para um Brasil mais sustentável. Vamos trabalhar juntos para garantir um planeta mais saudável para as próximas gerações”.
Champa Patel, diretora-executiva de políticas, responsável pela liderança e crescimento do Climate Group
Mudança de cultura
“Há uma necessidade imediata de mudança de hábitos da sociedade, e isso envolve planejamento para um desenvolvimento sustentável e uma mudança de cultura. Os debates têm por objetivo não só conscientizar os participantes do evento, mas também produzir conteúdo para documentos.”
Paulo Renato Fonseca Júnior, organizador do evento
MATÉRIAS RELACIONADAS:

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

"Sustentabilidade Brasil": Inteligência artificial vai monitorar florestas – Tribuna Online