• Home
  • Notícias
  • Pages
  • Pedro Burgos estreia série ‘Inteligência Artificial: modo de usar’ no InvestNews – Investnews

Pedro Burgos estreia série ‘Inteligência Artificial: modo de usar’ no InvestNews – Investnews

Professor do Insper e consultor sobre IA vai explicar como a tecnologia pode ser incorporada, na prática, à sua vida
O consultor em inteligência artificial Pedro Burgos e o InvestNews estreiam nesta terça-feira (25) a série de vídeos “Inteligência Artificial: modo de usar“. O programa vai mostrar aplicações práticas das ferramentas de IA já disponíveis hoje e ajudar a audiência e incorporar estes recursos ao dia-a-dia.
Professor no Insper e fundador da Co.Inteligência, Burgos é jornalista e há anos se dedica à programação e à inteligência de dados, interesses que o levaram a um mergulho mais profundo na inteligência artificial e em suas potencialidades. É esta experiência que ele traz agora na parceria exclusiva com o InvestNews.
“A ideia é mostrar que essas não são ferramentas difíceis”, explica Burgos. “E há uma disponibilidade muito grande. O que está acontecendo agora é diferente das últimas grandes evoluções tecnológicas: no começo, a internet era algo caro, o computador era algo caro, então as barreiras de entrada eram muito grandes”.
“Com a inteligência artificial não é assim. Quase todo mundo tem acesso a esses serviços e, da parte técnica, basta digitar o que você quer.”
O primeiro programa da série “Inteligência Artificial: modo de usar” vai ao ar no YouTube nesta terça-feira, às 18h, e será quinzenal. Além dos vídeos, Burgos também assina uma coluna mensal sobre o tema – a primeira já está no ar, neste link.
O nome da consultoria de Burgos não é à toa. O conceito de co-inteligência é central no trabalho do especialista, que propõe não só uma “convivência harmônica” entre homens e máquinas, mas abordagem que pressuponha complementaridade de funções.
A Microsoft, por exemplo, já está surfando essa onda com o seu Copilot, IA alimentada pelo ChatGPT, da startup OpenAI.
“As IAs não são exatamente inteligentes e nem artificiais”, explica o especialista. “O raciocínio é diferente do que a gente entende por inteligência, gera resultados diferentes a cada interação. E não são artificiais no sentido de que elas são a síntesa da inteligência humana.”
Embora o debate sobre os conceitos ainda exista – o que é natural no contexto de uma tecnologia tão recente –, a pressão para que a IA seja incorporada ao cotidiano, especialmente no mundo profissional, já está presente. Uma pesquisa recente mostrou que, globalmente, 66% dos gestores já descartam contratar funcionários sem habilidades com IA.
LEIA MAIS: Inteligência artificial passa a ocupar cargos de decisão em empresas. A sério
Para Burgos, a maneira mais eficiente de fazer isso é pensar nas IAs como seres digitais, “agentes não-humanos e colegas que vão nos ajudar a fazer coisas cada vez mais legais e deixar nossas vidas mais interessantes”.
A parceria com Pedro Burgos é reflexo da reformulação do plano editorial do InvestNews. Nesta nova fase, o veículo multiplataforma escolheu a inteligência artificial como um dos principais focos de sua cobertura.
Tanto a coluna quanto os vídeos do especialista têm o papel de dar ao público uma dimensão prática da inteligência artificial. A ideia é ir além do noticiário e dos debates – necessários – sobre regulação e impactos sociais e mostrar que esta tecnologia já está presente e acessível. Quanto antes aprendermos a lidar com ela, melhor.
A IA generativa é transformacional e, portanto, incontornável. Mas, por ser tão recente, é necessário informar a audiência desde os pontos mais básicos – os conceitos principais, como nesta série de vídeos com Ronaldo Lemos – até a disputa entre as empresas mais valiosas do mundo para liderar esta revolução tecnológica.

Há ainda os impactos da IA nos mais diferentes setores e empresas, sempre presentes na cobertura de negócios do InvestNews.
A amplitude do tema e a velocidade da inovação fez todos aprendizes. Neste contexto, o InvestNews está dedicado a produzir conteúdo multiplataforma de qualidade que seja realmente útil para a audiência e sirva de referência neste momento de transformação.

Veja também
Jornalista e apresentador especializado em economia e colaborador do InvestNews. Trabalhou em veículos como Agência Estado/Broadcast, CNN Brasil e Suno Notícias. Formado pela Faculdade Cásper Líbero.
Eli Lilly faz parceria com OpenAI para desenvolver novos antibióticos
Gravadoras travam batalha jurídica contra inteligência artificial que cria música
SoftBank mira ‘super IA’ com nova onda de investimentos
Reuniões na praia, decisões na nuvem: Inteligência Artificial como co-CEO*
Inteligência artificial passa a ocupar cargos de decisão em empresas. A sério
‘Rival’ de Sam Altman, cofundador da OpenAI cria nova empresa, a Safe Superintelligence
O melhor do InvestNews no seu e-mail.
Uma curadoria especial com o que você precisa saber antes de começar o dia.
*Ao clicar em “Inscreva-se” você estará concordando com a Política de privacidade.
O InvestNews é um veículo multiplataforma empenhado em oferecer jornalismo e informação útil para navegar nos mundos da economia, negócios, finanças, investimentos e tecnologia. Com foco em fornecer conteúdo de qualidade de maneira clara e breve, buscando tornar mais simples o entendimento de assuntos complexos e facilitar a vida da audiência.
AVISO: O portal www.investnews.com.br é de propriedade da Nu Brasil Serviços Ltda. (CNPJ: 46.676.214/0001-83), empresa pertencente ao Grupo Nubank. O Grupo Nubank exerce as seguintes atividades: instituição de pagamentos, corretora de valores, gestora de recursos de terceiros, plataforma de criptoativos, sociedade de crédito, financiamento e investimento, entre outras. Os conteúdos e opiniões veiculados são independentes e elaborados com informações públicas, não sofrendo influência de qualquer tipo das áreas técnicas ou comerciais do grupo, sendo produzidos conforme os juízos de valores e convicções da equipe jornalística do portal. Os conteúdos disponibilizados no IN são meramente jornalísticos e/ou informacionais e não devem ser interpretados como recomendações de investimentos, de compra ou venda de valores mobiliários ou análises exclusivas ao exercício de analistas de valores mobiliários. A Nu Brasil Serviços Ltda. não se responsabiliza por decisões de investimentos tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer perdas, danos e/ou prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dos materiais ou seu conteúdo.
 
© 2024 Investnews. Todos os direitos reservados.

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

Pedro Burgos estreia série ‘Inteligência Artificial: modo de usar’ no InvestNews – Investnews