• Home
  • Notícias
  • Pages
  • Maioria dos líderes do setor financeiro planeja usar IA contra fraudes – Agência Brasil

Maioria dos líderes do setor financeiro planeja usar IA contra fraudes – Agência Brasil

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Um levantamento divulgado nesta terça-feira (25), em São Paulo, revelou que mais da metade (52% do total) dos representantes de diversas instituições financeiras do Brasil planeja implementar mecanismos da inteligência artificial (IA) para detecção de fraudes.
O estudo foi conduzido pela Topaz, uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais, em parceria com a Celent, líder em pesquisa e assessoria tecnológica para instituições financeiras em todo o mundo.
Apresentado hoje durante durante o evento Febraban Tech, o levantamento Pulso 2024 – Experiência Digital: a Evolução dos Serviços Financeiros na América Latina foi realizado em dezembro do ano passado com 1.079 gerentes, superintendentes e diretores de tecnologia de diferentes organizações financeiras de 20 países latino-americanos e mostra a percepção das lideranças regionais em relação a inovações tecnológicas e como a implementação destas impacta o setor.
Enquanto no Brasil os líderes de instituições financeiras preferem investir em detecção de fraudes (52%) e na avaliação de risco (49%), os demais países da região priorizam a inteligência artificial para chatbots [assistente virtual que usa inteligência artificial para se comunicar com usuários] de atendimento ao cliente (54%).
“Uma das coisas mais importantes que notamos nessa pesquisa foi a diferença das expectativas da inteligência artificial nos mercados. Enquanto na América Latina o uso está muito voltado para canais de atendimento e abertura de relacionamento, aqui no Brasil está totalmente focado para antifraude. O mercado latino-americano ainda apresenta dificuldade na digitalização da ‘bancarização’ da maior parte de sua população e enxerga um potencial mais de ‘bancarização’ mesmo, com abertura de contas e inclusão da sociedade para o mercado financeiro”, disse Thiago Gramulha, marketing lead da Topaz, em entrevista à Agência Brasil.
Segundo Gramulha, no Brasil, o mercado financeiro hoje já é mais digital. “Aqui começamos a entender melhor outras aplicações da inteligência artificial”, disse ele. “O Brasil é um mercado muito avançado em termos de tecnologia, mas temos que continuar investindo em segurança porque as fraudes se renovam a cada dia.”
Para Gramulha, o uso de inteligência artificial pode criar várias melhorias para o setor bancário e seus clientes – e não somente relacionadas à prevenção de fraudes. “A possibilidade que a inteligência artificial traz para os bancos é exatamente de criar uma conversa e um relacionamento que entendam o momento do cliente e conversar de igual para igual. A inteligência artificial criaria uma camada empática e talvez, quando você mandar uma mensagem ao banco, ela entenda que você está nervoso ou que você está fora do lugar onde você costuma atuar ou operar. Ela também pode trazer novas camadas de segurança.”
Maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro na América Latina, o Febraban Tech vai até quinta-feira (27) no Traelensamerica Expo Center, em São Paulo. Neste ano, o evento tem como tema central a preparação dos bancos para o uso responsável da inteligência artificial.
Edição: Nádia Franco
Medida pode melhorar a compreensão das informações aos clientes, principalmente, pessoas que precisam acessar contas bancárias de mais de um banco.
 
Governo apresentou proposta de reposição salarial de 9% a partir de janeiro de 2026 e de 3,5% a partir de abril do mesmo ano. Aulas foram retomadas hoje com “intenso debate sobre o calendário acadêmico”.
Presidente também defendeu diferenciação entre consumidor e traficante de drogas. Para ele, lei de 2006 já impede prisão de usuários.
Maior medalhista olímpico disse  no Congresso dos EUA que medidas da Agência Mundial Antidoping (Wada) “ficaram aquém” em um caso envolvendo nadadores chineses antes da Olimpíada de Paris.
Em entrevista ao Portal Uol, Lula disse que manterá a política de valorização do salário mínimo enquanto for presidente. Para ele, esta é a forma de distribuir a riqueza do país.
São 180 mil vagas destinadas a agentes comunitários de saúde e de combate às endemias em todo o país. Até o momento, programa recebeu pouco mais de 135 mil inscrições. 
William Ruto disse que não sancionará o projeto de lei e iniciará diálogo com a juventude queniana sobre medidas de austeridade, começando com cortes no orçamento da Presidência.
O Presidente da República ressaltou a importância na relação entre os dois países. Os dois mandatários ainda não se reuniram após a posse do presidente argentino, em dezembro do ano passado.
O programa emergencial consiste no pagamento de duas parcelas, no valor de R$ 1.412 cada, nos meses de julho e agosto próximos.
Conselho Federal de Medicina pede que Anvisa volte a permitir que médicos possam “atender a população em suas necessidades, usando fenol em tratamentos, inclusive estéticos”.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

Maioria dos líderes do setor financeiro planeja usar IA contra fraudes – Agência Brasil