• Home
  • Notícias
  • Pages
  • Inteligência Artificial será o tema do 18º Desafio de Redação | Diário do Grande ABC – Notícias e informações – Diário do Grande ABC

Inteligência Artificial será o tema do 18º Desafio de Redação | Diário do Grande ABC – Notícias e informações – Diário do Grande ABC

Sexta-Feira, 28 de Junho de 2024
Inscrições já estão abertas e vão até 30 de setembro; escolas devem fazer cadastramento on-line para participar e concorrer aos prêmios
As inscrições para o maior concurso literário do Grande ABC já estão abertas e vão até 30 de setembro. Com o tema “O impacto da inteligência artificial na vida real”, o Desafio de Redação, promovido pelo Diário, chega à 18ª edição com os objetivos de incentivar a escrita e leitura, democratizar a educação e instigar a criatividade dos participantes.
As escolas devem fazer o cadastro pelo formulário disponível no portal www.dgabc.com.br/desafioredacao. Neste ano, além das bolsas de estudo e outros prêmios, a novidade é que dois vencedores serão premiados com intercâmbio para Londres (leia mais abaixo). 
O superintende do Diário, Marcos Sidnei Bassi, reforça a relevância do Desafio de Redação para a formação dos estudantes. “Sabemos da dificuldade para implementação de políticas públicas no País e da importância de ações como o Desafio para a educação. Atividades assim mobilizam os alunos a terem contato com o tema, refletir e escrever sobre. Participar do concurso literário mobiliza toda a rede de ensino. Desejo sucesso nessa nova etapa do projeto”, pontua Bassi, que também é membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. 
Em reunião ontem na sede do Diário, com parceiros do Desafio e professores das diretorias de ensino, foi realizada votação para definição do tema. A escolha priorizou a relevância do assunto para a sociedade civil. “Desde 2007, temos uma preocupação de discutir algo que é inescapável no ano. Já abordamos a falta de água, o destino final do lixo, o combate ao consumo de drogas. As escolas são o espaço para debater soluções aos problemas sociais. Se cada um dos participantes refletir e fizer sua parte, com certeza teremos um futuro melhor. Em 2024, todos têm ouvido sobre inteligência artificial e pensado na carga ética dessa ferramenta. Promover esse debate será de um ganho crucial”, considera o diretor de redação do Diário, Evaldo Novelini. 
Até o encerramento das inscrições, o Diário publicará matérias identificadas com o selo do Desafio de Redação. Elas trarão dicas para que os participantes construam o próprio texto. Segundo Novelini, a leitura do jornal pode ser usada como apoio, seja no desenvolvimento do tema ou no auxílio para seguir os critérios de avaliação. 
INCENTIVO 
A 18ª edição do Desafio de Redação tem patrocínio da Prefeitura de Santo André, do Instituto Guima e do Vale dos Pinheirais Cemitério Parque & Crematório. Conta também com o apoio institucional do Centro Universitário Fundação Santo André e da CVC Corp. 
O pró-reitor da Fundação Santo André, Vander Andrade, celebra o segundo ano de parceria entre a universidade e o jornal. “Essa união é de duas instituições historicamente consolidadas no Grande ABC. O Diário como a maior empresa jornalística da área e a Fundação como a primeira instituição de ensino superior de toda região. Essa soma de esforços gerou um resultado maravilhoso ”, diz Andrade. 
Em 2023, o Desafio de Redação teve 42 ganhadores. “Esperamos que nesta edição o concurso estimule mais estudantes a terem um projeto de vida mais elaborado. No ano passado, premiamos professores, moradores da comunidade e alunos. A ideia é acolher os candidatos e premiá-los em função do seu mérito”, completa o pró-reitor da faculdade, que fornece bolsas de graduação e pós-graduação. 
Ao todo, 314 escolas públicas e particulares se inscreveram e 92.580 redações foram recebidas em 2023. Em 17 anos, já foram captados mais de 1.570 milhão de textos. 
O 18º Desafio de Redação terá seis categorias, que contemplam alunos, professores e moradores da região (veja abaixo). Neste ano, a grande novidade da premiação é o intercâmbio de duas semanas na Inglaterra, com todas as despesas pagas. A oferta é fruto da parceria do Diário com a Experimento Intercâmbio Cultural da CVC Corp e vai contemplar dois vencedores. 
Intercâmbio na Inglaterra é novidade
Entre as possibilidades de prêmio, também estarão 21 Alexas, quatro celulares, três notebooks, R$ 5.000 para a melhor torcida e certificado de honra ao mérito para os 50 primeiros colocados de cada categoria. 
“Quando soubemos do concurso literário do Diário, prontamente entendemos que seria uma oportunidade de prestigiar pessoas que talvez ainda não tiveram acesso a essa oportunidade. Também quisemos participar para tornar, de alguma forma, o Desafio de Redação ainda mais atrativo, porque essa experiência é sempre algo que muitos almejam”, diz Carla Gama, diretora geral da Experimento Intercâmbio Cultural da CVC Corp. 
De acordo com ela, além de explorar as habilidades técnicas, os ganhadores poderão ampliar a visão de mundo, o senso crítico e o conhecimento sobre novas culturas. Os prêmios serão para os primeiros colocados nas categorias 3 (uma bolsa para o programa de férias London SummerExperience) e 5 (uma para o intercâmbio “curso de idiomas”). Os detalhes estão disponíveis no regulamento do Desafio de Redação.

Compartilhar notícia
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

Inteligência Artificial será o tema do 18º Desafio de Redação | Diário do Grande ABC – Notícias e informações – Diário do Grande ABC