• Home
  • Notícias
  • Pages
  • Inteligência Artificial, marketing digital e agenda ativa em ESG – Revista Hoteis

Inteligência Artificial, marketing digital e agenda ativa em ESG – Revista Hoteis

Artigo de Cláudio Cordeiro* – O setor hoteleiro passou por uma retomada econômica importante e positiva nos últimos anos, influenciada por uma alta na demanda das viagens a lazer e corporativas, o que resultou em um aquecimento do segmento em 2022 e 2023. Somente o setor de viagens corporativas, por exemplo, registrou um faturamento de R$6,5 bilhões no primeiro semestre de 2023, segundo a ABRACORP – Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas. Além disso, a previsão é de que o volume das receitas do turismo encerre o ano com um faturamento real de R$458 bilhões, um avanço de 8,8% em relação a 2022, segundo a CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Ou seja, o setor soube aproveitar as oportunidades dos viajantes nos mais diferentes destinos.

Porém o cenário do setor para 2024 pode ser mais desafiador. O movimento, que já começa a ser sentido neste segundo semestre, é de maior estagnação do setor hoteleiro, seja influenciado pelo fim da euforia das viagens do pós-pandemia, o cenário econômico atual ainda com certa instabilidade ou a alta de tarifas e passagens aéreas. Outro ponto que deve afetar o segmento no próximo ano é o fato de que estamos presenciando uma falta de abertura de novos hotéis ocasionada pelo gap de investimentos em novos empreendimentos, por conta das incertezas e da crise do período pandêmico.
Com essa perspectiva de obstáculos, vai ser mais importante do que nunca o planejamento e atenção minuciosa do hoteleiro para a gestão dos seus negócios. Fatores como a administração de receitas, otimização de custos, melhora na experiência do hóspede e, é claro, investimento em tecnologia, serão fundamentais para destacar quem vai prosperar no próximo ano. Listei abaixo alguns movimentos e tendências que devem dominar as conversas do setor no próximo ano e que vale ficar atento.
 
 
Sem dúvidas, um dos principais temas comentados nos últimos tempos é o papel da Inteligência Artificial (IA) Generativa no dia a dia dos hotéis. E a tendência para o próximo ano é de que este tópico continue em alta – e ainda mais integrado às rotinas. Por isso devemos observar cada vez mais esta tecnologia incorporada na personalização de pacotes, no atendimento ao cliente por meio de chatbots, no aprimoramento de processos no ERP, etc.
Além disso, sem dúvida a IA deve auxiliar os hotéis em um grande desafio do seu dia a dia: a precificação. Plataformas de IA poderão analisar uma grande quantidade de dados e auxiliar gestores a tomarem a melhor decisão com relação às suas tarifas, considerando variáveis como demanda, qualidade do serviço oferecido, concorrência e até mesmo buscas e avaliações na internet. Essas tecnologias levarão algum tempo para serem implementadas, mas estudos já começam a ser conduzidos. Então vale ficar atento!
Como o Brasil é destino de muitos turistas nacionais e internacionais, o setor hoteleiro local é naturalmente bastante competitivo, o que torna a atração e conquista de hóspedes uma tarefa ainda mais desafiadora e, na mesma proporção, importante. Por isso, uma tendência que deve se intensificar ainda mais para 2024 é o investimento em marketing digital por parte dos hotéis, pousadas e resorts.
Por meio de diferentes ferramentas digitais é possível automatizar tarefas de marketing, gerir de forma estratégica a base de clientes por meio do CRM e elaborar ações de atração de clientes para o negócio. Tudo isso tendo como objetivo garantir uma melhor experiência e atendimento ao hóspede. E o melhor, as técnicas e estratégicas de marketing podem ser aplicadas em hotéis de qualquer porte e hoje já existem no mercado ferramentas com pacotes acessíveis para todos os bolsos. Se você pensa que isso é perfumaria, fique ligado, seu concorrente pode pensar o contrário e essa pode ser uma mudança de ponteiro importante nos resultados.
Um assunto muito comentado nos últimos anos é a adoção de práticas de ESG no dia a dia de empresas de diversos segmentos. Faz tempo que a tão falada pauta ESG deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade mandatória em qualquer segmento da economia, inclusive na hotelaria. Apesar de grandes redes nacionais e internacionais já estarem se mobilizando neste sentido, o setor de maneira mais ampla pode – e deve! – ir além, e acredito que vamos observar o crescimento deste movimento nos próximos anos, também entre empreendimentos de menor porte.
Os campos de atuação ESG para os hoteleiros são múltiplos, envolvendo desde a redução da produção de resíduos, a instituição de práticas de reciclagem e o uso de energia renovável nas instalações, até o desenvolvimento de projetos sociais com a comunidade local e a preocupação com a saúde física e mental dos colaboradores, por exemplo. Neste contexto, também destaco que a tecnologia pode ser uma grande aliada para auxiliar as organizações na implementação destas iniciativas e a para identificação e aferição dos impactos sociais e ambientais, tornando todo o processo mais otimizado e eficiente.
O mercado hoteleiro é muito dinâmico, e certamente o próximo ano deve ser bastante movimentado para o setor, com muitas novidades e tendências. Todas elas, porém, convergem para um ponto em comum: um protagonismo crescente da tecnologia na gestão dos negócios. Estar atualizado com as inovações disponíveis é fundamental para enfrentar os desafios, alcançar resultados e aproveitar as oportunidades que 2024 vai trazer.
Cláudio Cordeiro é Diretor de Produtos de Hotelaria da Totvs*
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria, a maior homenagem dos hoteleiros no Brasil aos fornecedores do setor.

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

Inteligência Artificial, marketing digital e agenda ativa em ESG – Revista Hoteis