• Home
  • Notícias
  • Pages
  • Inteligência Artificial e Desinformação | IAí? – – desinformante

Inteligência Artificial e Desinformação | IAí? – – desinformante

Acompanhe aqui as últimas sobre Inteligência Artificial e desinformação | Conteúdo Especial *Desinformante

Preparamos esta nova seção no site para te ajudar nesse caminho. Vamos sintetizando o que de mais importante tem acontecido em relação ao tema no Brasil e no mundo. Afinal, o que é inteligência artificial? E como os processos de (des)informação são afetados por ela? Quais os desdobramentos no jornalismo? Quais os impactos sociais dela? Quais tentativas de regulação vem sendo projetadas e implantadas dentro e fora do nosso país?

 
 
Neste primeiro semestre do ano, as principais plataformas digitais (Meta, YouTube, TikTok e X) pouco atualizaram suas políticas para lidar com os riscos das Inteligências Artificiais generativas, apontou um estudo da organização europeia DisinfoLab, que mapeia desde…
OpenAI, Microsoft, Google, Meta são algumas das empresas norte-americanas que lideram atualmente a corrida de IA internacional. Mas à medida que estamos vendo avanços no setor de IA, pesquisadores e representantes da sociedade civil do Brasil e do mundo estão…
O Brazil Forum UK é um evento anual, organizado desde 2016 de forma voluntária por estudantes brasileiros no Reino Unido e com objetivo de discutir temas que impulsionem mudanças positivas no Brasil. O fórum é realizado, tradicionalmente, na Universidade de Oxford…
De acordo com dados do Instituto IDEA, 46% dos brasileiros acreditam que a área de notícias é a mais afetada pela inteligência artificial, sendo percebida como a área mais impactada atualmente. O percentual é maior do que os que acreditam no impacto no trabalho (43%),…
Um estudo recente do Centro para o Combate ao Ódio Digital – sim, aquele processado por Elon Musk – mostrou que as tecnologias de clonagem de voz com uso de Inteligência Artificial ainda estão produzindo áudios hiperrealistas de políticos internacionais. Dos 240…
por | 01/07/2024 | Destaques, IA & Democracia, IA & Impactos Sociais, IA & Pesquisas, Inteligência Artificial, Notícias | 0 comentários
por | 26/06/2024 | Destaques, IA & Democracia, IA & Impactos Sociais, IA & Pesquisas, Inteligência Artificial, Notícias | 0 comentários
por | 24/06/2024 | Destaques, IA & Democracia, IA & Impactos Sociais, Inteligência Artificial, Notícias | 0 comentários
por | 21/06/2024 | Destaques, IA & Democracia, IA & Jornalismo, IA & Pesquisas, Inteligência Artificial, Notícias | 0 comentários
por | 20/06/2024 | Destaques, Eleições Internacionais, IA & Democracia, Inteligência Artificial, Notícias | 0 comentários
Preparamos esta nova seção no site para te ajudar nesse caminho. Vamos sintetizando o que de mais importante tem acontecido em relação ao tema no Brasil e no mundo. Afinal, o que é inteligência artificial? E como os processos de (des)informação são afetados
por ela? Quais os desdobramentos no jornalismo? Quais os impactos sociais dela? Quais tentativas de regulação vem sendo projetadas e implantadas dentro e fora do nosso país?
Vem com a gente, que o *desinformante explica!
Curtinhas sobre IA do *desinformante para você
publicado em: jun. 28, 2024
Uma semana após o seu lançamento, o Symphony Avatar, ferramenta do TiKTok que cria avatares sintéticos, está produzindo diversos vídeos sem marcas d’água e que estão passando abaixo do radar da moderação da rede, apontou nesta semana o jornalista Jon Sarlin da CNN. Vídeos produzidos com a nova funcionalidade traziam, por exemplo, avatares declamando trechos do livro “Minha Luta”, escrito por Adolf Hitler, e recomendando que as pessoas ingerissem produtos de limpeza.
“Eu fiquei surpreso ao descobrir que o TikTok não está colocando restrições no que os avatares podem dizer”, afirmou Sarlin. “Os termos de uso do TikTok proíbem o uso das ferramentas de IA para conteúdos prejudiciais, ofensivos ou fraudulentos; mas nada realmente nos impede de criá-los.”
Em resposta ao veículo, o TikTok afirmou que houve um “erro técnico” que permitiu pequenos números de usuários a criarem esses conteúdos. De acordo com a empresa, o erro foi solucionado. 
Com informações da CNN.
publicada em: jun. 28, 2024
A OpenAI, empresa desenvolvedora do ChatGPT, continua negociando com veículos de imprensa internacionais para utilizar os conteúdos jornalísticos no treinamento das Inteligências Artificiais. O mais novo acordo anunciado foi com a revista Time, que dará à empresa acesso ao seu arquivo de notícias. O valor do acordo não foi revelado.
De acordo com o comunicado enviado pelas empresas, as respostas criadas com a IA serão acompanhadas com os links do site da Time. Em contraposição, a revista terá acesso às funcionalidades desenvolvidas pela OpenAI.
A OpenAI já fechou negócios com outros veículos, como o Financial Times, o Le Monde, da França, e a Prisa Media, da Espanha. Por outro lado, empresas como o The New York Times e o The Intercept, estão processando a empresa de IA por violação de direitos autorais no treinamento das tecnologias.
Com informações da Folha.
 
publicado em: jun. 28, 2024
A Data Privacy Brasil lançou nesta semana uma cartilha sobre a aplicação da Inteligência Artificial em sala de aula com o objetivo de promover e incentivar discussões sobre processos de tomada de decisão mais participativos na escolha de tecnologias, partindo dos princípios  de uma gestão escolar democrática.
O documento tem como público-alvo os gestores públicos da área de educação, gestores escolares e professores do ensino básico. A cartilha foi elaborada a partir de dois objetivos: envolver crianças e adolescentes desde as reflexões sobre quando e por que introduzir determinada tecnologia no ambiente escolar; e, caso positivo, permitir que participem ativamente na escolha do produto ou serviço, considerando as realidades específicas de cada ambiente escolar
A “Cartilha IA na sala de aula: modelos de participação para comunidades escolares” pode ser baixada gratuitamente no site da organização.
publicado em: jun. 28, 2024
Diversos fotógrafos norte-americanos reclamaram que a Meta está adicionando às suas fotos reais as etiquetas “feitas com IA”. Um dos casos aconteceu com o ex-fotógrafo da Casa Branca, Pete Souza, que teve uma imagem de uma partida de basquete rotulada como sendo criada com Inteligência Artificial. 
O profissional acredita que tal rotulagem aconteceu após um processo de edição da imagem no Photoshop. “O que é irritante é que a postagem me forçou a incluir ‘Feito com IA’, embora eu tenha desmarcado”, disse Souza ao TechCrunch.
Procurada pelo portal de notícias norte-americano, a Meta não se manifestou diretamente sobre o caso dos fotógrafos. Apesar disso, a empresa afirmou que está avaliando sua abordagem para fazer com que os rótulos reflitam a quantidade de IA usada em uma imagem.
Com informações do TechCrunch.
publicado em: jun. 28, 2024 
Com plataformas lançando recentemente ferramentas para a criação de influenciadores sintéticos, criados com ajuda de Inteligência Artificial, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está em alerta sobre o assunto. A avaliação técnica da Corte concluiu que há uma preocupação em relação ao “limbo jurídico” para eventuais responsabilizações por condutas proibidas, já que esses usuários não são pessoas reais.
Ainda há dúvidas sobre como serão combatidos os possíveis discursos de ódio compartilhados por esses influenciadores sintéticos e quem deve ser responsabilizado judicialmente em caso de irregularidades eleitorais, se serão os desenvolvedores da tecnologia, quem a patrocina ou ambos.
Com informações da CNN Brasil.
publicado em: jun. 21, 2024
Estudos recentes mostram que, para funcionar, as tecnologias de Inteligência Artificial precisam de uma quantidade imensa de energia e recursos naturais. Um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que o gasto de energia de centros de processamento de dados no mundo pode chegar a 1.050 TWh até 2026. Esse número, como apontou uma matéria do O Globo, equivale a duas vezes o que o Brasil consome por ano, cerca de 500 TWh.
Em março, a coalizão global Ação Climática Contra Desinformação e outras organizações alertaram para as ameaças que o desenvolvimento de IA oferece para as mudanças climáticas.  “A evidência é clara: a produção de IA já está impactando negativamente o clima. A responsabilidade de lidar com esses impactos cabe às empresas que produzem e lançam IA a uma velocidade vertiginosa”, disse Nicole Sugerman, gerente de campanha da Kairos Fellowship. 
 

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

Inteligência Artificial e Desinformação | IAí? – – desinformante