• Home
  • Notícias
  • Pages
  • IA é a principal tendência para adquirir produtividade, diz pesquisa – Metrópoles

IA é a principal tendência para adquirir produtividade, diz pesquisa – Metrópoles


Metropóles
atualizado
De acordo com 73% dos profissionais de marketing, a inteligência artificial é a principal tendência para adquirir mais produtividade. O dado consta na primeira edição do Panorama de Marketing, pesquisa do setor no Brasil, lançado pela RD Station, que trabalha no setor de soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil, em parceria com a Totvs, Exact Sales, Lexos e Tallos. 


O levantamento foi feito de maio a julho e ouviu mais 1,6 mil profissionais que atuam na área, em empresas dos mais diversos portes e segmentos, para analisar o cenário nacional sob diferentes aspectos. 
“O Panorama de Marketing 2023 traz uma profunda compreensão das tendências e dinâmicas atuais do mercado nacional, fornece insights valiosos para as estratégias futuras das empresas, e analisa diversos aspectos do dia a dia dos profissionais, como inteligência artificial, metas de marketing, integração com área de vendas, WhatsApp e conversacional, análise de dados, redes sociais e ferramentas. Nesta primeira edição, a inteligência artificial ganhou destaque nas operações de marketing, principalmente com a alta aderência de uso do ChatGPT – recurso que 59% dos profissionais afirmaram já usar em sua rotina.”
Quando questionados sobre os desafios do setor em 2023, os respondentes indicam que gerar demanda para vendas ainda é o maior deles (34%). Os dados mostram ainda que 51% dos profissionais de marketing são responsáveis também por metas de vendas e que, em 2022, 75% das empresas não bateram metas de marketing. 
“No início do ano, realizamos a pesquisa Panorama de Vendas, que trouxe resultados muito semelhantes. Entre eles, apurou-se que 71% das empresas não bateram suas metas no mesmo período. Ao ouvir os times na pesquisa Panorama de Marketing, vemos que há um desalinhamento e que não há processos bem definidos com times comerciais, em que apenas 18% dos respondentes dizem que há uma integração satisfatória entre os times de marketing e vendas. Por isso, a aproximação dessas duas áreas estratégicas devem ser conectadas e complementares, o que se mostra vital para o crescimento dos negócios”, aponta Robinson Friede, diretor de Geração de Demanda e Growth Marketing da RD Station.
Mesmo diante do cenário desafiador, os times de marketing não medem esforços em melhorar as vendas, ou seja, 76% dos respondentes estão com expectativa de atingir crescimento em 2023, e 41% das empresas almejam ultrapassar esse patamar, com o mesmo investimento aplicado no último ano. Como estratégia, 45% das empresas priorizam inbound marketing, que permite elevar a qualidade dos relacionamentos e aumentar a presença digital das marcas. 
Quando se trata de canal, WhatsApp é o destaque, pois, além da divulgação de produtos e serviços, o aplicativo tem as ações de vendas como maior poder de utilização. Isso quer dizer que 72% das pessoas respondentes usam essa plataforma no atendimento comercial e no fechamento de vendas, e 55%, no pós-venda. Na frente de marcas, a maioria (85%) utiliza as redes sociais para criar estratégias mais personalizadas em canais como TikTok e Instagram.
A pesquisa também apontou que 56% dos profissionais de marketing têm dificuldade de gerar relatórios, porque a atividade ainda é muito manual.
“O estudo é um guia para os times de marketing. Nele, identificamos a ascensão de novos canais, ferramentas e tendências, como a IA, trazendo a necessidade de abraçar abordagens inovadoras para alcançar públicos diversificados, além da urgência de as empresas superarem as lacunas, como maior integração entre times de marketing e vendas, que começa na definição das metas, passa pelo acompanhamento de contatos que avançam na jornada de compra e também pelas possíveis mudanças de rota para garantir resultados. Percebemos também oportunidades em estratégias ainda pouco exploradas, como o conversacional, que facilita a automatização do atendimento e ainda pode usar tecnologias, como a inteligência artificial, para que esse contato com o cliente seja mais humano e customizado”, conclui Bernardo Brandão.
 

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Todos os direitos reservados
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

IA é a principal tendência para adquirir produtividade, diz pesquisa – Metrópoles