• Home
  • Notícias
  • Pages
  • Freshworks lança relatório global sobre uso de inteligência artificial no trabalho – Acontecendo Aqui

Freshworks lança relatório global sobre uso de inteligência artificial no trabalho – Acontecendo Aqui

Uma nova pesquisa global da Freshworks revelou que a Índia e a América Latina são as regiões que lideram mundialmente o uso da tecnologia de IA no trabalho.
De acordo com o levantamento, 90% dos profissionais da Índia e 83% dos profissionais da América Latina usam ferramentas aprimoradas por IA ao menos uma vez por mês, o que faz com que as duas localidades emergentes estejam na vanguarda da adoção da IA na rotina profissional. O estudo mostra que trabalhadores de regiões como EUA e Europa, por exemplo, utilizam menos a tecnologia, sendo cerca de 67% e 71% dos profissionais, respectivamente.
As principais tarefas desempenhadas pelos profissionais com auxílio de softwares impulsionados por IA, segundo a pesquisa, são: criação de conteúdo (48%), análise de dados (45%) e análise ou tradução de texto e áudio (45%).
O relatório foi realizado com mais de 7.000 tomadores de decisão e gestores seniores de 12 países diferentes, incluindo 1.500 profissionais do Brasil, México e Colômbia de diferentes setores corporativos, e explora os sentimentos, a utilização e o valor percebido pelas pessoas quanto às ferramentas de IA no local de trabalho. Confira a seguir outras principais descobertas.
Marketing em segundo lugar
89% dos profissionais de TI usam IA ao menos uma vez por mês, segundo a pesquisa global da Freshworks. Marketing aparece como o segundo departamento que mais utiliza a tecnologia, com 86% dos profissionais utilizando ao menos uma vez por mês.
A relação de uso da IA nos outros departamentos é menor: Jurídico (53%), Atendimento ao Cliente (64%), Contabilidade (74%), Vendas (74%) e RH (77%). Globalmente, e considerando todos os departamentos, o estudo revela que 3 a cada 4 profissionais (76%) já utilizam IA no trabalho.
ChatGPT no trabalho
De acordo com a pesquisa da Freshworks, 33% dos profissionais afirmam já utilizar o ChatGPT no trabalho. No entanto, essa relação aumenta quando se olha para departamentos específicos. Em TI, 2 a cada 5 (41%) dos profissionais já utilizam a mais famosa ferramenta de IA. No Marketing, a taxa é de 39%. Já no recorte da América Latina, mais da metade dos profissionais já utiliza o Chat GPT (54%).
Economia de tempo
O estudo ainda revelou que trabalhadores estimam que a utilização de soluções de IA poderia poupar-lhes aproximadamente 3 horas e 47 minutos em uma semana de trabalho típica, o que significa que, em 1 ano, poderiam ser poupados 24 dias úteis de trabalho.
Revisão humana
Segundo dados da pesquisa, 72% dos trabalhadores mundiais confiam que a IA traz valor para os negócios. Profissionais de TI (84%) e Marketing (80%) são quem mais confiam no lado positivo da tecnologia. As principais razões são: qualidade do trabalho é boa (59%), aumento de produtividade (57%) e faz exatamente o que pedimos para fazer (49%).
Por outro lado, mais de ⅔ dos profissinais (69%) confiaria mais na IA no local de trabalho se a revisão humana dos seus resultados fosse obrigatória. A mesma quantidade de trabalhadores (69%) acredita ainda que a IA nunca será capaz de substituir completamente os trabalhadores humanos.
Medo de perder oportunidades
Outra revelação surpreendente da pesquisa da Freshworks é que mais de ⅓ dos trabalhadores (37%) afirmam que as organizações adotam softwares de IA devido ao medo de perder o próximo grande sucesso ou para evitar perder inovações que os concorrentes poderiam obter com a IA antes deles. Além disso, 47% dos profissionais de TI afirmam que os outros trabalhadores de suas organizações utilizam IA no dia a dia do trabalho, mas ainda não percebem que a estão usando.
Barreira do idioma no Brasil
Por fim, o relatório global ainda mostra uma grande insatisfação de trabalhadores que usam IA fora do eixo anglosaxônico. De acordo com a pesquisa, 24% dos profissionais brasileiros afirmam que por conta dos softwares de IA serem treinados em inglês são menos precisos.
Para conferir o relatório completo, acesse aqui.
Foto:Unsplash
Em uma pesquisa recente do Gartner, Inc. realizada mais de 1.800 líderes, é destacado que 55% das…
Durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, o TikTok confirmou o projeto em que…
Por Miguel Caeiro* Os últimos anos nos impuseram muitas mudanças – várias delas aceleradas…
Em meio ao avanço contínuo da conhecida Inteligência Artificial (IA), questionamentos relacionados ao futuro desta ferramenta e seu respectivo impacto na sociedade surgem com frequência, e esta é uma preocupação
Uma evolução da atenção está em andamento. As pessoas têm maneiras aparentemente infinitas de fazer compras, se comunicar e se divertir online. Para que a publicidade se destaque, ela precisa ser relevante e útil — na
Por Thábata Mondoni* Você não se relaciona com seu público nas redes sociais, nunca dá atenção às suas páginas e, de repente, quer vender seus produtos e serviços por intermédio delas? Essa conta não fecha! Já pensou
A Adsmovil anuncia uma novidade na sua área de OOH com a integração à OnSign TV, um CMS que possibilita conexões diretas com diversos
O setor de cassinos teve um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pelos avanços tecnológicos que melhoraram
Por Daniel Stochero* O dia 21 de junho é marcado pela celebração do Dia do Profissional de Mídia. Além da comemoração em

Newsletter
Assine nossa newsletter e receba informações em primeira mão.




O que interessa pra você, interessa pra gente. Envie sua notícia e seja um colaborador do portal.

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

Freshworks lança relatório global sobre uso de inteligência artificial no trabalho – Acontecendo Aqui