• Home
  • Notícias
  • Pages
  • Detran usa inteligência artificial no emplacamento de veículos – A Voz da Serra

Detran usa inteligência artificial no emplacamento de veículos – A Voz da Serra

Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
O Detran-RJ lançou um projeto-piloto que usa inteligência artificial para aumentar a segurança no emplacamento de veículos. O objetivo é evitar fraudes e coibir a clonagem de carros e motocicletas. Os testes da nova tecnologia foram iniciados no posto de vistoria de Niterói e a intenção é implementar gradativamente essa tecnologia em todas as unidades do órgão no estado.
“A aplicação dessa nova tecnologia pelo Detran é parte de um projeto maior do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que está ampliando os serviços digitais oferecidos à população. Sabemos que, muitas vezes, a pessoa que está tentando emplacar um veículo também é vítima do crime, por ter comprado sem saber que o veículo foi clonado. Essa tecnologia será uma aliada importante nas ações de segurança pública, principalmente no que diz respeito ao combate aos furtos e roubos de carros”, afirmou o governador Cláudio Castro.
A partir de agora, todos os veículos emplacados em Niterói serão submetidos ao sistema, que verifica dados como numeração do chassi, marca, modelo, cor e placa; além de checar a identidade do proprietário por meio de biometria facial. As informações são cruzadas, em tempo real, com o banco de dados do Detran e dos fabricantes. Quando é verificada alguma inconsistência, o emplacamento é travado.
Para o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz, que acompanhou os primeiros testes, a adoção do sistema é muito importante para dificultar a clonagem de veículos roubados e evitar transtornos para os proprietários de automóveis no estado do Rio. A medida atende a uma determinação do governador, de aprimorar o combate ao roubo e furto de veículos, somando-se a outras iniciativas, como o reforço na fiscalização do comércio de sucatas e peças de automóveis.
“O sistema evita que qualquer pessoa saia do posto com uma placa que não é do veículo e verifica os dados de quem está emplacando. Se um criminoso tentar se passar pelo proprietário, o documento não será emitido, e o verdadeiro dono não terá o transtorno de descobrir que seu veículo foi transferido indevidamente”, explicou Paz.
A tecnologia foi desenvolvida pelo Detran.RJ em parceria com o consórcio contratado para o fornecimento das placas veiculares e com a PUC-Rio, que aprimorou o uso da inteligência artificial. O processo de instalação leva, em média, três minutos e evita gargalos no atendimento.
Checagem sem intervenção humana
O processo de verificação é rápido, realizado através de um smartphone conectado à internet. Os dados são checados de forma automática e sem a intervenção humana, o que dificulta fraudes. O QR Code das placas é fotografado e enviado ao sistema para conferência imediata, assim como os dados do chassi e as características físicas do veículo. O dono, ou seu preposto, também é identificado e fotografado; e os dados ficam armazenados na nuvem, podendo ser acessados a qualquer momento. O novo documento do veículo só é liberado após a verificação.
Os primeiros testes no posto de Niterói foram aprovados pelos donos de veículos. “O uso da inteligência artificial para evitar clonagem é muito importante”, disse o servidor público Gustavo Nascimento, que emplacou uma moto. “O Detran está de parabéns por aprimorar a segurança deste serviço”, elogiou o militar da reserva Rinaldo Passos. “Uma modernização muito bem-vinda para termos mais segurança”, afirmou o policial aposentado Walter Magis.
Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.
Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.
Assine A Voz da Serra
Autoridades, empresários, associados e convidados prestigiaram o evento que foi realizado no teatro do Nova Friburgo Country Clube
OMS volta a alertar para o aumento de casos de sarampo em todo o mundo
Norma já em vigor no estado permite ingresso de pessoas com TEA em qualquer lugar, público ou privado, com alimentos para consumo próprio e utensílios de uso pessoal
Receba, em seu email, as últimas notícias do A VOZ DA SERRA. É simples e gratuito. Assine já!

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

Detran usa inteligência artificial no emplacamento de veículos – A Voz da Serra