• Home
  • Notícias
  • Pages
  • Curso sobre impacto da Inteligência Artificial no Poder Legislativo contempla servidores – ALECE

Curso sobre impacto da Inteligência Artificial no Poder Legislativo contempla servidores – ALECE

PORTAL DO SERVIDOR
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), promove, até sexta-feira (28/06), o curso ”O impacto da Inteligência Artificial no Poder Legislativo” para os servidores da Alece. O curso teve início nesta segunda-feira (24/06).
Ministrado Jean Klecio Gonçalves, profissional  que atua  na área de Comunicação (publicidade e marketing), comunicação institucional e consultoria política aplicada às ferramentas digitais,  o curso aborda, ao longo das aulas, temas como o impacto da Inteligência Artificial no funcionamento e decisões do Poder Legislativo, destacando oportunidades e desafios dessa tecnologia. 
Durante a aula de abertura,  houve breve apresentação sobre o início da Inteligência Artificial. Conforme ressaltou o cientista político e  professor da Unipace, ao contrário do que se pensa,  a inteligência artificial não surgiu recentemente. Desde a década de 1950, foram encontrados  registros da criação e desenvolvimento da IA. Um dos precursores, Alan Turing, propôs o famoso “teste de Turing” que buscava determinar se uma máquina poderia exibir um comportamento inteligente indistinguível do de um ser humano.
”Na década de 1970, o período foi chamado de ‘inverno da Inteligência Artificial’, pela falta de novidades na área, enquanto a década de 1990 representou um período de grandes avanços e descobertas”, acrescentou. 
Evolução
Atualmente, segundo apontou Jean Klecio Gonçalves, a IA está presente em diversas áreas da vida cotidiana, desde assistentes virtuais em smartphones até sistemas de recomendação em plataformas de streaming. Na década de 2000, a IA possibilitou a automação de processos, a análise de dados em grande escala e a criação de novos modelos de negócios, sendo utilizada em  empresas.
Curso prossegue até sexta-feira (28/06) – Foto: Paulo Rocha
”As empresas perceberam que o uso da Inteligência Artificial traz um ganho. Os profissionais que se utilizam das ferramentas de IA  conseguem aumentar sua produtividade. A tecnologia não substitui a criatividade, mas potencializa uma produção de conteúdo mais rápida”, apontou. Dentre as ferramentas destacadas, o professor citou o  ChatGPT,  que é um chatbot com inteligência artificial que interage com humanos e fornece soluções em texto para diferentes questionamentos e solicitações. Segundo ele,  a ferramenta traz dentre as suas vantagens a oportunidade de otimizar tarefas e aumentar a produtividade. 
Saiba mais
O curso aborda conceitos fundamentais da IA, suas aplicações práticas na legislação e habilidades para implementar soluções baseadas em IA. Os participantes explorarão as principais ferramentas de IA e aprenderão a produzir conteúdo para aumentar a produtividade no contexto da Assembleia Legislativa. O curso também discutirá a automatização de tarefas rotineiras, a elaboração de relatórios e a análise de dados, liberando recursos humanos para atividades mais complexas.
Conforme ressalta o cientista político, a IA pode aprimorar a eficiência e a transparência dos processos legislativos, melhorar a comunicação entre legisladores e cidadãos, e fortalecer o assessoramento técnico-institucional. No entanto, também serão abordados desafios como os impactos na empregabilidade, transparência e questões éticas associadas à IA. “A iniciativa prepara os profissionais do Poder Legislativo para integrar a IA de forma responsável e eficaz em suas atividades, promovendo uma governança mais eficiente e transparente”, acentua.
As aulas  do curso ”O impacto da Inteligência Artificial no Poder Legislativo” prosseguem até o dia 28 de junho, das 13 horas às 17 horas, na Sala D, do primeiro andar, do anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes). 
Edição: Salomão de Castro
 
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: co****************@al.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Avaliação de Desempenho 2024
Contra-cheques
Coordenadoria de Tecnologia da Informação
Departamento de Gestão de Pessoas
Nova plataforma de e-mails
Portal da Alece
Prosa
Publicações da Controladoria
Sistema de Gerenciamento Virtual de Coletas – SGVC
Webmail
Tags
Compartilhe esta notícia:
Veja também
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Escola Superior  do Parlamento Cearense (Unipace), oferta para os servidores da Casa, neste m…
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), assinou, nesta segunda-feira (17/06…
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), inscreve para o curso ”Indicadores…
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
31º Legislatura
Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres – CEP: 60.170-900 – Fortaleza, CE
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: (85) 3277.2500

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

Curso sobre impacto da Inteligência Artificial no Poder Legislativo contempla servidores – ALECE