• Home
  • Notícias
  • Pages
  • Cultura – Festival de linguagem eletrônica traz obras sobre o tema QUBIT AI: computação quântica e inteligência … – SESI

Cultura – Festival de linguagem eletrônica traz obras sobre o tema QUBIT AI: computação quântica e inteligência … – SESI

Portal Educa
Exposição abre para visitação dia 3 de julho, de terça a domingo, das 10h às 20h, com entrada gratuita. Desvende o futuro da arte na interseção entre computação quântica e inteligência artificial sintética!
 Por: Comunicação Sesi-SP
19/06/202411:48- atualizado às 12:11 em 19/06/2024
Com a exposição QUBIT AI, o Centro Cultural Fiesp abre suas portas para uma exploração única das possibilidades criativas emergentes. Sob a curadoria de Ricardo Barreto e Paula Perissinotto, mergulhe em uma reflexão teórica sobre o papel da arte diante da revolução tecnológica. Não perca esta oportunidade de vislumbrar o encontro entre a vanguarda da ciência e a expressão artística contemporânea, de 3 de julho a 25 de agosto.
 

img1 >”Cascade” de Marc Vilanova (Espanha) no festival Mois Multi na Espace 400e. Fotografia: Charline Clavier 
img2 > “The Forgettable Art Machine” de Matthias Oostrik (Países Baixos / Holanda) no Museumnacht Amsterdam. Cortesia do artista

 
A computação quântica, uma revolução emergente no campo tecnológico, oferece um novo leque de possibilidades criativas para os artistas contemporâneos. Esta nova era permite a exploração de fronteiras inéditas através de uma nova formatação computacional que se constitui principalmente de sobreposição e emaranhamento quânticos, um novo campo de exploração para a ciência da computação, bem como para as artes em geral.” explicam Barreto e Perissinotto no texto curatorial da exposição. 
Já a arte sintética é toda arte que é produzida pelas inteligências artificiais, somadas à criatividade dos artistas. Se a computação quântica é o início de uma revolução emergente, a inteligência artificial sintética já é uma revolução de fato. Podemos compará-la ao que aconteceu no passado à modernidade, onde os parâmetros artísticos e estéticos foram radicalmente modificados, produto dos artistas da época. A arte sintética trabalha com novas formas de criar e de produzir: imagens; filmes; roteiros; artes visuais; arquitetura; design; moda; e assim por diante. A inteligência e a criatividade permitem que a arte sintética surja através de: Stable Diffusion, Deforum, Dall-E, Midjourney, entre outros. Hoje os artistas, como um deus, indicam através de comandos falados ou escritos (prompts), aquilo que eles desejam realizar: “faça-se a luz” e a luz se fará. Para a exposição QUBIT AI trouxemos diversas formas da atual arte sintética.
 

img1 > “The Forgettable Art Machine” de Matthias Oostrik (Países Baixos / Holanda) na NOVA BIENAL RIO de arte e tecnologia.  Cortesia do artista
img2 > “The Sea” de Paul Gründorfer & Leonhard Peschta (Áustria) na Ve.Sch Kunstverein. Fotografia: Martin Vesely
 
Um dos pioneiros a expor no Centro Cultural Fiesp a relação entre arte e tecnologia, o FILE chega a 25 anos e segue na busca por tendências e atualizações. Nesse ano vai proporcionar que nosso público tenha acesso a artistas que receberam influências da computação quântica e da inteligência artificial para suas criações artísticas. Com as rápidas transformações que recebemos dessas tecnologias, o FILE 2024 nos ajuda a refletir sobre os impactos que já podemos sentir e a prospectar o que virá no futuro.
 
Embarque em uma jornada visual no FILE LED SHOW 2024, uma colaboração entre o Curso de Artes Visuais da USP e os alunos do IED São Paulo. Sob a orientação da Dra. Silvia Laurentiz e Daniel Grizante essas criações inovadoras iluminam a fachada de LED da Fiesp, celebrando a arte em novas mídias e a interdisciplinaridade do design. Testemunhe o poder da colaboração universitária na vanguarda da expressão visual!
 
Descubra o poder da criatividade em movimento nos Workshops do FILE 2024!
De 3 a 6 de julho, junte-se a nós no mezanino do Centro Cultural Fiesp para explorar uma série de experiências únicas, das 10h às 22h. Desde interações corpo-som até a criação de mundos imaginários em computação gráfica, nossos workshops oferecem uma jornada diversificada através da interseção entre arte e tecnologia.
Inscreva-se gratuitamente e garanta seu lugar na vanguarda da inovação. Não perca esta oportunidade de aprender e experimentar com os melhores do campo. As inscrições são gratuitas e acontecem de 1º de junho a 1º de julho. Os workshops acontecerão na 1ª semana de julho de 2024.
 
Inscreva-se aqui
 
 
 
Daniela Gatti 
Núcleo de Dança Redes e NICS Unicamp
Corpo sonoro: improvisação movimento, som e tecnologia – Brasil
Guilherme de Souza Vieira 
Grupo Realidades (ECA-USP) – Olho de raio XYZ: introdução ao escaneamento 3D
Experimentações visuais com código – Brasil
Gustavo Sol 
Dramaturgia digital: performatividade e neurocomputação com tecnologias de sensoriamento biométrico de baixo custo – Brasil
Introscopia 
Criação de obras Interativas com confabulário – Brasil
 
 
 
Centro Cultural Fiesp – Avenida Paulista, 1313, Bela Vista
Período expositivo: 3 de julho a 25 de agosto de 2024 | Terça a domingo, das 10h às 20h.
Entrada gratuita – Confira mais detalhes ou acesse o site do FILE São Paulo 2024 
 

03/05/2024
Teatro Adulto

18/03/2024
Teatro Infantil
Uma experiência teatral envolvente e emocionante. Nesta adaptação inédita do clássico literário, os espectadores serão transportados para um mundo mágico de aventura e fantasia.
13/03/2024
Teatro
baseia nos traumas e no humor das relações familiares para convidar ao debate sobre o direito de escolha de pessoas com deficiência ou com transtorno do espectro autista (TEA).
28/02/2024
Teatro
Em uma mistura de realidade e ficção, o espetáculo inédito traz à tona os segredos de uma família sobrevivente da 2ª Guerra Mundial.
20/02/2024
Teatro
Com texto de Angela Ribeiro, direção de Eliana Monteiro e atuação de Rafael De Bona e Ricardo Henrique, peça coloca a virilidade narcísica do masculino em xeque
04/01/2024
Teatro 2024

27/09/2023
Teatro do Sesi-SP
O longevo grupo (1989) tem em sua formação Helen Helene e Pedro Paulo Bogossian – ambos assinam texto e direção geral – além de Rosi Campos. O espetáculo é uma comédia musical de variedades livremente inspirada em fatos, personagens e canções do movimento musical carioca. Rachel Ripani e Luciano Schwab integram o elenco, que conta com 18 artistas.
07/08/2023
Teatro

Av. Paulista, 1313
CEP:

CEP: 01311-923

FALE CONOSCO
TRABALHE CONOSCO
IMPRENSA
OUVIDORIA
Icone Facebook
Icone X (Antigo Twitter)
Icone YouTube
Icone Instagram
Icone LinkedIn
Copyright 2024 © Todos os direitos reservados. – C9Y

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

Cultura – Festival de linguagem eletrônica traz obras sobre o tema QUBIT AI: computação quântica e inteligência … – SESI