• Home
  • Notícias
  • Pages
  • Como a Inteligência Artificial está mudando os rumos do Marketing Digital? – Startupi

Como a Inteligência Artificial está mudando os rumos do Marketing Digital? – Startupi

* Por Cristovão Wanderley
A nova era do Marketing já começou. Eu perdi a conta de quantas vezes já li essa frase ao longo da minha carreira. E é importante contextualizar que Marketing e Vendas são áreas essencialmente humanas e acompanham o comportamento das pessoas. Diante de novas tecnologias, os clientes adquirem novos hábitos e temos que evoluir junto com eles. Por isso, as mudanças acontecem constantemente. Mas a grande questão é que elas estão cada vez mais rápidas.
O primeiro grande passo foi a internet que, nos anos 90, mudou a forma como as pessoas trabalhavam. Depois, surgiram os softwares de criação e edição para produzir imagens e vídeos, tratar fotos e diagramar materiais, que transformaram a maneira de criar e desenvolver conteúdos de comunicação.
Isso sem falar nas redes sociais e streamings, que abriram as portas para diversos formatos de comunicação e relacionamento com os clientes. Tudo passou a ser digitalizado, deixando rastros de dados que podem ser usados de forma responsável para criar experiências cada vez melhores.
Não foi só a disrupção, mas a resiliência e adaptação exigidas por ela. Em pleno ano de 2023, estamos diante de um novo desafio: adaptar-se às ferramentas de Inteligência Artificial (IA), além de generativa, que estão transformando a maneira como pesquisamos, criamos, pensamos e nos relacionamos.
Da mesma forma que os nossos hábitos mudam, as estratégias de Marketing e Vendas (essencialmente humanas, lembra?) também passam por adaptações. Assim como você deixa de abrir o jornal de papel e passa a acessar o aplicativo de notícias todas as manhãs, é uma questão de aprender, praticar, adaptar e reforçar.
ChatGPT, Midjourney, Bard e outras soluções com base em IA Generativa são exemplos desse uso. Já citei em outros artigos e posts o quanto essas ferramentas podem nos ajudar a agilizar processos, mas saber como usá-las não é tão simples como parece. Em outras palavras, conforme a tecnologia
evolui e cria novas soluções de mercado, os profissionais precisam buscar capacitações e evoluir suas habilidades para utilizá-las. Se você não souber dar o comando, não vai obter a resposta que procura.
E a evolução e qualificação do trabalho é apenas uma das mudanças provocadas pela IA no Marketing Digital. Com tantos dados disponíveis, a consciência sobre essas informações captadas nunca foi tão importante. Um estudo do Google revelou que 80% dos consumidores em diferentes países estão preocupados com sua privacidade online hoje.
Entre deep fakes e recriações de artistas que faleceram, o mundo está preocupado com o potencial que a IA pode ter. Estamos frente a uma discussão que nos leva à segunda mudança provocada pela IA: responsabilidade. Além de garantir que o uso dessa solução aconteça de forma ética e responsável, instituições, leis e órgãos de fiscalização em todo o planeta estão regulamentando a tecnologia.
Ainda segundo o Google, uma pesquisa feita só com consumidores brasileiros mostrou que 42% dos entrevistados estão dispostos a mudar de escolha se influenciados pelos resultados de buscas. É perceptível o poder que os meios digitais têm sobre as decisões das pessoas e, como parte da área de Marketing e Vendas, precisamos ser conscientes para não usar a máquina só com foco em vendas.
Um ponto que nos leva para a terceira grande mudança causada não só pela IA, mas pela evolução da tecnologia e da expansão da informação: o impacto positivo. Mais do que focar em resultados, os consumidores querem se identificar com as empresas, conhecer suas histórias, entender seus propósitos e ver que elas se preocupam com a sociedade, o meio ambiente e o mercado.
As pessoas querem se conectar com as marcas e, neste contexto, as soluções com base em IA têm feito a diferença. Veja como os chatbots, a Internet das Coisas (IoT) e a automação de muitas etapas tornam o processo de vendas muito mais ágil, ganhando escala e sem perder a proximidade no relacionamento com o cliente.
Seja implementando práticas ESG ou solucionando problemas das pessoas, a ideia é ter um propósito estabelecido e atingi-lo da melhor maneira.
Tudo muda rapidamente e são essas mudanças que nos movem para a frente, sempre. No entanto, é preciso dedicação e esforço para seguir evoluindo, caso contrário, podemos ficar para trás. Como eu disse no primeiro parágrafo, essa não é a primeira nem a última disrupção no mercado, virão outras pela frente e estarmos preparados para elas vai fazer toda a diferença.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.
Cristovão Wanderley é sócio-diretor da Stratlab Inteligência Digital, responsável por inovação, estudo de tendências de tecnologia e adoção de novas ferramentas, além de desenvolver estratégias de negócio por meio do marketing digital. É especialista em análise de dados para que informações sejam traduzidas em ações que resultem em aumento de ROI, receita e geração de leads.
Startupi
Fundado em dezembro de 2008, o Startupi é o principal portal de conteúdo direcionado ao mercado de startups, inovação, investimentos e empreendedorismo no Brasil.
Email: [email protected]
Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

Como a Inteligência Artificial está mudando os rumos do Marketing Digital? – Startupi