• Home
  • Notícias
  • Pages
  • Com regulação branda, Milei quer tornar Argentina em polo da inteligência artificial – Exame Notícias

Com regulação branda, Milei quer tornar Argentina em polo da inteligência artificial – Exame Notícias

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.
ESG


INVEST


GUIAS DE CONTEÚDOGUIAS DE CONTEÚDO


EVENTOS EXAMEEVENTOS EXAME


CANAIS ESPECIAISCANAIS ESPECIAIS


Repórter
Publicado em 11 de junho de 2024 às 13h58.
Última atualização em 11 de junho de 2024 às 14h03.
Em entrevista ao Financial Times, Demian Reidel, chefe do conselho de assessores econômicos do presidente argentino Javier Milei, afirmou que a Argentina tem o objetivo de se tornar "o quarto centro de inteligência artificial do mundo". Para atrair investimentos das principais empresas de tecnologia, o governo argentino promete uma regulamentação sem restrições, oferecendo proteção contra os riscos regulatórios crescentes nos Estados Unidos e na Europa.
Reidel destacou que Milei está propondo ideias de liberdade, baixa regulamentação e livre iniciativa, o que tem ressoado no mundo da tecnologia. Em maio, Milei e Reidel viajaram à Califórnia, onde se encontraram com executivos de grandes empresas de tecnologia, como Sam Altman, da OpenAI, e Tim Cook, da Apple.
A visita também incluiu uma cúpula com investidores e especialistas em inteligência artificial, como o capitalista de risco Marc Andreessen e o sociólogo Larry Diamond. Além disso, Milei teve duas reuniões com Elon Musk, proprietário da Tesla e da SpaceX.
Durante a entrevista, Reidel afirmou que os encontros foram além de simples fotografias, enfatizando o interesse mútuo em investimentos e no potencial regulatório da Argentina como um ambiente favorável para as empresas operarem.
O Financial Times observou que outros governos latino-americanos também estão competindo para se tornar o Vale do Silício da região. Analistas apontam que as empresas de tecnologia que se instalarem na Argentina precisarão fazer grandes investimentos em infraestrutura, como servidores, e enfrentar riscos políticos e econômicos.
A polarização política na Argentina é evidente, com manifestações tanto a favor quanto contra o governo Milei. No entanto, uma pesquisa divulgada em maio indicou que a popularidade de Milei permanece alta, com entre 47% e 51% da população mantendo uma visão positiva do presidente.
Ignacio Labaqui, analista sênior da Medley Global Advisors, sediada em Buenos Aires, disse ao FT que, antes de investir, as empresas de tecnologia precisarão ver a Argentina eliminar seus rígidos controles de capital e implementar reformas econômicas de longo prazo. Ele destacou que este processo está apenas começando e que é necessário cautela.
A reportagem do Financial Times lembra que os planos de Milei para a Argentina surgem em meio a uma grave crise econômica, com a inflação anual atingindo 289%. Seis meses após assumir a presidência, Milei ainda não conseguiu aprovar qualquer lei no Congresso para desregulamentar a economia e atrair investimentos.
1/7 (O MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL), em Cambridge, Massachusetts, desenvolveu o sistema de diagnóstico de câncer de mama baseado em IA, reduzindo erros em 15%.)
2/7 (O Google AI, com sede em Mountain View, Califórnia, criou o AlphaGo, o primeiro programa de IA a derrotar um campeão mundial de Go, revolucionando a pesquisa em aprendizado profundo.)
3/7 A sign in the reception area at the Google DeepMind headquarters in London, UK, on Tuesday, May 7, 2024. Google DeepMind has released a new version of AlphaFold which broke ground predicting notoriously tricky protein structures that puts the artificial intelligence software on a path to make breakthroughs in biology research and create a business that its chief executive says could be worth north of $100 billion. Photographer: Jose Sarmento Matos/Bloomberg via Getty Images (Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.)
4/7 (O IBM Watson Research Center, em Yorktown Heights, Nova York, desenvolveu a IA Watson, que venceu campeões humanos no programa de TV Jeopardy!, demonstrando avanços significativos em processamento de linguagem natural.)
5/7 (O Baidu Research Lab, em Pequim, China, é conhecido por seu sistema de reconhecimento de voz Deep Speech, que alcançou uma precisão de 97% na transcrição de áudio, superando as tecnologias anteriores.)
6/7 (O Berkeley Artificial Intelligence Research (BAIR) Lab, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, criou algoritmos avançados de robótica, incluindo o Dex-Net, que melhorou a precisão da manipulação robótica em 99%.)
7/7 (O centro da Meta AI Research SuperCluster (RSC) tem um dos supercomputadores de IA mais rápidos da atualidade. Com ele, a empresa desenvolveu o sistema de tradução automática baseado em IA que suporta mais de 100 idiomas, melhorando a comunicação global em plataformas sociais da empresa.)
Startup francesa desafia OpenAI com novos investimentos liderados pela General Catalyst e amplia sua presença no mercado de inteligência artificial
Proposta de regulamentação da IA será votada na Comissão Temporária nesta quarta-feira, 12
O novo assistente de IA processa informações de documentos, enquanto Gmail e Docs recebem funcionalidades de IA localizadas para o Brasil
Bilionário afirmou que proibirá produtos da Apple caso integração com ChatGPT siga adiante
01
02
03

exame no whatsapp
Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

Com regulação branda, Milei quer tornar Argentina em polo da inteligência artificial – Exame Notícias