• Home
  • Notícias
  • Pages
  • Cinco formas pelas quais a Inteligência Artificial pode ser usada para impulsionar o marketing digital – Acontecendo Aqui

Cinco formas pelas quais a Inteligência Artificial pode ser usada para impulsionar o marketing digital – Acontecendo Aqui

A Inteligência Artificial teve um impacto significativo no campo do marketing digital, fornecendo ferramentas e técnicas poderosas aos profissionais da área para aprimorar suas estratégias, melhorar as experiências do usuário e otimizar campanhas de marketing.
A tecnologia sempre foi um componente crucial em iniciativas e empresas em todo o mundo, levando a inovações constantes e novas possibilidades de produtos e serviços. Recentemente, essa equação ganhou um novo componente, a Inteligência Artificial, ou IA, na abreviação mais conhecida pelas pessoas. Rapidamente ela está se integrando de forma profunda na cultura organizacional, e muitas empresas de todos os setores a estão adotando, desenvolvendo capacidades internas que continuamente ajudam a melhorar e otimizar serviços e a gestão de negócios, independentemente do setor.
A tecnologia de Inteligência Artificial consiste em simular o comportamento humano em máquinas programadas para pensar e aprender como nós. Elas são construídas para executar tarefas que normalmente exigem tempo e análises profundas, como compreender idiomas, reconhecer padrões, resolver problemas complexos e fazer sugestões e decisões.
Na América Latina, o Brasil já é líder quando se trata de usar a Inteligência Artificial (IA). Um estudo feito pela SAS e IDC mostrou que no território nacional, 63% das empresas usam aplicativos baseados nessa tecnologia, em comparação com uma média de 47% em toda a região. Os setores mais avançados em soluções de IA são financeiro, varejo e manufatura. Além disso, 90% das empresas brasileiras investem em ferramentas de dados e análise com o objetivo de identificar tendências e padrões de consumo. Essa porcentagem, novamente, é superior à média da América Latina, que é de 60%.
“A integração de IA nas organizações deverá ser ainda mais significativa nos  próximos anos, pois ajudará as empresas a se tornarem mais eficientes e precisas em seus processos operacionais”, afirma Jordi Martinez, Diretor Executivo da Thing or Two e responsável pelas atividades de desenvolvimento de vendas na região, com base no mais recente escritório da empresa em São Paulo, o primeiro na América Latina. Levando esse cenário em consideração, a Thing or Two, consultoria global de tecnologia móvel comprometida em fornecer crescimento significativo para marcas e seus especialistas, explica as principais maneiras pelas quais a IA pode ser usada para impulsionar o marketing digital.
Benefícios da IA no marketing digital
A IA permite aos profissionais de marketing digital fornecer conteúdos altamente personalizados e recomendações de produtos para usuários individuais. Ao analisar os dados e o comportamento do usuário, os algoritmos de IA podem adaptar mensagens de marketing, sugestões de produtos e ofertas para atender às preferências de cada usuário, aumentando o engajamento e as taxas de conversão.
“Sabemos que as agências de marketing já eram capazes de fazer isso, mas é aí que a IA entra em jogo, pois ela ajuda a personalizar profundamente as necessidades do público e torna mais fácil o desenvolvimento de estratégias”, acrescenta Martinez.
Os chatbots e assistentes virtuais estão em alta. Eles eram mais comuns no setor bancário, mas atualmente até pequenas e médias empresas contam com essa ferramenta de Inteligência Artificial para lidar com os clientes quando alguém entra em seu site ou os contata pelo WhatsApp.
Os chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA são usados para fornecer suporte ao cliente em tempo real, responder a perguntas e orientar os usuários por várias etapas da jornada do cliente. Eles podem lidar com tarefas rotineiras e fornecer suporte 24/7, melhorando a satisfação do usuário e acelerando o processo de fechamento de um negócio.
O SEO é um dos marcos do marketing digital e um dos aspectos que mais se beneficiará da IA, afirma Jordi. A tecnologia ajuda os profissionais de marketing a analisar os algoritmos dos mecanismos de busca, acompanhar as tendências de palavras-chave e otimizar o conteúdo do site para os mecanismos de busca. Ela também pode identificar oportunidades para melhorar a estrutura do site e a experiência do usuário em aplicativos da web e móveis.
Particularmente para as marcas, a segmentação de anúncios e os lances são cruciais, pois envolvem uma parte significativa do orçamento. Além disso, essa responsabilidade se estende às agências que lidam com os orçamentos dos clientes. A boa notícia é que a IA pode ser amplamente usada na publicidade programática para segmentar o público correto e ajustar estratégias de lances em tempo real.
“Ao usar a Inteligência Artificial, é possível analisar grandes volumes de dados para tomar decisões baseadas em dados que maximizem o retorno do investimento das campanhas de publicidade. Isso é uma situação vantajosa para marcas e agências de marketing, afinal, ninguém quer desperdiçar dinheiro em campanhas que não tragam resultados qualificados”, diz Martinez.
Em uma era em que pessoas, produtos, serviços e marcas estão constantemente sendo observados em várias plataformas, a IA pode analisar as redes sociais e o conteúdo online para avaliar o sentimento público e monitorar a reputação da marca. Novamente, os mercados já faziam isso, mas a IA pode impulsionar essa tarefa e otimizá-la para que leve menos tempo e forneça insights melhores.
“Isso pode ajudar as marcas e agências a antecipar uma possível crise e começar a planejar seu gerenciamento, além de obter feedback útil para seus negócios. A análise de sentimento é uma área onde a IA se encaixa perfeitamente para marcas e agências de marketing digital”, completa Jordi.
As empresas podem integrar com sucesso a IA e colher os muitos benefícios que ela oferece, treinando adequadamente os funcionários, investindo na infraestrutura necessária e verificando a precisão de seus sistemas de IA.
“A revolução da IA é real e já está acontecendo. Levamos isso muito a sério e analisamos diariamente como isso ajudará a integrar mais ferramentas para otimizar o trabalho das agências de marketing digital e melhorar o serviço que prestam aos seus clientes. À medida que a IA continua a avançar, espera-se que desempenhe um papel cada vez mais proeminente no cenário do marketing digital”, conclui Martinez.

Foto: Divulgação
A cerveja zero álcool vem ganhando relevância no mercado mundial de bebidas e, no Brasil, não é…
Os anos se passam e é impossível mensurar ao certo no mercado publicitário quando o profissional…
Para que uma instituição educacional funcione como esperado, é necessário que ela seja vista…
Em uma pesquisa recente do Gartner, Inc. realizada mais de 1.800 líderes, é destacado que 55% das organizações possuem um Conselho de Inteligência Artificial (IA). A pesquisa indica, também, que 54% das empresas têm um
Uma nova pesquisa global da Freshworks revelou que a Índia e a América Latina são as regiões que lideram mundialmente o uso da tecnologia de IA no trabalho. De acordo com o levantamento, 90% dos profissionais da Índia e 83%
Durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, o TikTok confirmou o projeto em que utilizará influenciadores de inteligência artificial, inicialmente para testar publicidade. O recurso chamado de Symphony permitirá
Por Miguel Caeiro* Os últimos anos nos impuseram muitas mudanças – várias delas aceleradas pela pandemia – e dúvidas que cresceram na mesma
Em meio ao avanço contínuo da conhecida Inteligência Artificial (IA), questionamentos relacionados ao futuro desta ferramenta e
Uma evolução da atenção está em andamento. As pessoas têm maneiras aparentemente infinitas de fazer compras, se comunicar

Newsletter
Assine nossa newsletter e receba informações em primeira mão.




O que interessa pra você, interessa pra gente. Envie sua notícia e seja um colaborador do portal.

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

Cinco formas pelas quais a Inteligência Artificial pode ser usada para impulsionar o marketing digital – Acontecendo Aqui