• Home
  • Notícias
  • Pages
  • Cerimônia marca início oficial do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial – O Perobal

Cerimônia marca início oficial do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial – O Perobal

Pedro Livoratti
Agência UEL
A- A+
Ouvir texto
Estudantes, familiares, professores e representantes do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina (TIC) participaram, na noite desta segunda-feira (17), de uma cerimônia que marcou oficialmente o início do mais novo curso da UEL, Ciência de Dados e Inteligência Artificial. A primeira turma da 53ª graduação presencial começa com 50 alunos selecionados no último Vestibular, realizado em outubro e novembro do ano passado, com a meta de fortalecer o segmento tecnológico local, a partir de mão de obra qualificada. A cerimônia foi realizada no Anfiteatro da Anatomia, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), com a participação de representantes da Administração da UEL e demais autoridades municipais e estaduais. A atividade integra a Semana de Recepção (SER UEL) 2024 da instituição.
O curso foi autorizado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, em setembro do ano passado. Para que a nova turma iniciasse as atividades no ano letivo 2024, foi necessário reabrir as inscrições do Vestibular. A graduação teve intensa procura e foi uma das cinco mais concorridas do último Vestibular, o que comprovou o interesse dos estudantes pela área tecnológica e da comunicação.
O novo curso partiu de uma proposta do Departamento de Computação (CCE) da UEL, com apoio de vários segmentos da sociedade de Londrina como o Ecossistema Estação 43, representação local da Associação Brasileira de Tecnologia e Inovação e Arranjo Produtivo Local Tecnológico (APL TIC). Na esfera política a criação do curso encontrou amparo junto ao município, via Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Câmara Municipal de Vereadores e também da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
A nova graduação contribuirá para melhorar o ambiente de transformação digital e do Ecossistema de Inovação de Londrina, já que a UEL é uma das poucas instituições públicas a oferecer esse conteúdo. Dados da APL TIC de Londrina apontam que 10% da riqueza gerada pelo município advém da atividade tecnológica. O Arranjo Produtivo local da área reúne hoje cerca de 10 Instituições de Ensino Superior (IES), entre elas a UEL, e cerca de 40 empresas.
Para a reitora da UEL, Marta Favaro, o curso começa suas atividades amparado por uma rede de fortalecimento que colaborou intensamente para que a primeira turma iniciasse as aulas esta semana. “Entendo que foi um desejo coletivo. Uma Universidade se torna potente exatamente quando atende uma comunidade e pode formar bem o seu estudante”, afirmou ela. A reitora lembrou que o curso será oferecido no período noturno e que poucas instituições atualmente disponibilizam a oportunidade de estudantes se qualificarem na área de Ciência de Dados e IA.
De acordo com o coordenador da nova graduação, professor Daniel Kaster, do Departamento de Ciência da Computação, a criação do curso exigiu esforço concentrado de professores do departamento e das várias instâncias acadêmicas da UEL, que conseguiram tramitar o processo em tempo recorde. Posteriormente a esta etapa, foi feito um trabalho político, via Reitoria, para ganhar a adesão dos vários setores da sociedade. “Dessa forma, entendemos que o novo curso é uma vitória para a Universidade e para toda a sociedade”, definiu.
O profissional de Ciência de Dados e IA tem formação ampla na área tecnológica com capacidade para extrair informação de grande volume de dados, por meio de técnicas avançadas de computação para coleta, integração, preparação e análise. Cabe ao profissional, ainda, realizar a concepção e modelagem de soluções, descoberta de conhecimento e aprendizado automatizado na resolução de problemas e desenvolvimento de aplicações para as mais diversas áreas.
Participaram da cerimônia que oficializou o início das atividades a vereadora Sônia Gimenez; o ex-professor do Departamento de Ciência do Esporte da UEL Luis Claudio Stanganelli, representando a  deputada estadual Cloara Pinheiro; o vice-reitor, Airton Petris; a pró-reitora de Graduação (Prograd), Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho; e da chefe de Gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas de Freitas. Da área de TIC, estiveram presentes o representante da Associação Brasileira de Tecnologia e Inovação, Roberto Nishimura; do Ecossistema Estação 43, Lúcio Kamishi; e do APL TIC de Londrina, Ana Paula Murakawa.
Tags
Publicado em

SER UEL 2024
Recepção aos ingressantes movimenta comunidade do CCS
Evento de boas-vindas recebeu 350 ingressantes no Anfiteatro do CCS/HU, dos seis cursos de graduação que compõe o centro.
INOVAÇÃO
Aintec participa de Feira de Inovação e Tecnologia, em Curitiba
Evento estimula a inovação, com foco nos ecossistemas dos municípios. Um dos destaques será o defensivo agrícola Frontier Control, desenvolvido na agência.
SER UEL 2024
Recepção solidária da Psicologia arrecada doações para o Rio Grande do Sul
São oito pontos de coleta que recebem alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e roupas. Projetos locais também serão beneficiados.
TV UEL
Mais de 12 mil estudantes retornam ao campus para início do ano letivo 2024
Ações de recepção movimentam estudantes durante a Semana de Recepção 2024. Programação institucional será nesta quarta (19).
Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | PR 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina – PR
no*****@ue*.br
Voltar para UEL
UEL nas redes sociais

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

Cerimônia marca início oficial do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial – O Perobal