• Home
  • Notícias
  • Pages
  • Cariri recebe debate sobre os impactos da Inteligência Artificial nos negócios – Agência Sebrae de Notícias

Cariri recebe debate sobre os impactos da Inteligência Artificial nos negócios – Agência Sebrae de Notícias


A Inteligência Artificial já é uma realidade em nossas vidas, apesar de muitos ainda não terem a verdadeira dimensão dos impactos que ela trará para a sociedade e para o dia a dia negócios. Buscando jogar luz sobre esse tema é que o Sebrae/CE promove nesta quarta-feira (19), no Centro de Convenções do Cariri, uma palestra com o especialista em transformação digital, Walter Longo, que abordou a temática e as suas implicações para o presente e o futuro da sociedade.
O mesmo tema também já havia sido discutido anteriormente em eventos realizados em Fortaleza e Sobral. No Cariri, o encontro reuniu mais de 400 pessoas dos municípios da região e das regiões próximas, como o Centro Sul e o Sertão Central. O evento também contou com a presença do superintendente e do diretor técnico do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo e Alci Porto.

Cartaxo abriu o encontro ressaltando que a iniciativa faz parte da estratégia do Sebrae/CE de interiorizar o processo de inovação no Ceará, por meio da articulação e fortalecimento da Rede de Ecossistemas de Inovação espalhadas pelas diversas regiões do estado.

“Nosso objetivo é cada vez mais aproximar os pequenos negócios daqueles que produzem inovação e ao mesmo tempo estimular o surgimento de negócios inovadores em todas as regiões, contribuindo assim para a maior sustentabilidade e competitividade das empresas cearenses e consequentemente para a geração de mais empregos e renda para a nossa população”, afirmou o superintendente do Sebrae/CE.
Tsunami

Walter Longo começou sua fala destacando que a Inteligência Artificial trará mudanças em volume e velocidade jamais presenciadas na história. “A Inteligência Artificial não é uma onda. É um tsunami. Nada teve tanto impacto, abrangência e velocidade até hoje”. Segundo ele, as milhões de aplicações já disponíveis no mundo são capazes de agilizar, baratear e otimizar atividades que hoje demandam muito tempo e/ou investimento, fazendo com que pequenas empresas consigam competir em pé de igualdade com as grandes no mercado global.
Walter Longo também falou sobre o medo daqueles que defendem que a IA gerará uma onda de desemprego no mundo. O palestrante defende que ao mesmo tempo a tecnologia possibilitará a geração de milhares de outras atividades e ao mesmo tempo será uma oportunidade para o surgimento de novos negócios. “O Sebrae terá um papel crucial de preparar estas pessoas, que perderam seus postos de trabalho, para empreenderem em diversas áreas”.

Ele fez questão de ressaltar que a Inteligência Artificial não substituirá os homens e que qualidades como Intuição, Empatia, Emoção serão cada vez mais valorizadas, assim como conhecimento, bagagem cultural e extensão vocabular. “A Inteligência Artificial está possibilitando a valorização dos profissionais com mais de 50 anos, que têm mais conhecimento e experiência, que são fundamentais para lidar com a IA”.
Longo defendeu, ainda, a tese de que ao invés de Inteligência Artificial, a IA passasse a ser conhecida como Inteligência Aumentada. “É isso o que ela faz, nos ajuda a ir mais longe e a realizar atividades em menos tempo e de forma otimizada, fazendo com que possamos nos concentrar naquilo que é mais importante”.

Troca de experiências

Com o apoio do Sebrae/CE, empreendedores e integrantes da Comunidade de Inovação Asa Branca, no Centro Sul cearense, vieram ao Cariri para participar da palestra sobre Inteligência Artificial. Além disso, os escritórios regionais do Sebrae/CE no Centro Sul e no Cariri articularam um encontro do grupo com os representantes do Ecossistema de Inovação Kariri Valley.

“É uma oportunidade para os integrantes da Comunidade do Centro Sul trocarem experiências e saberem mais sobre o processo de estruturação e organização de um ecossistema de inovação que já tem uma atuação consolidada no estado”, destaca a articuladora do escritório do Sebrae/CE no Centro Sul, Neyla Primo.
Comunidade de Inovação
Com o objetivo de fomentar a Rede de Ecossistemas de Inovação do Ceará, o Sebrae/CE vem atuando junto às Comunidades de Startups pré-existentes, no Cariri e em Fortaleza e incentivando a criação de Comunidades de Inovação nas demais regiões do Estado. A ação já conta com comunidades de Inovação formadas em Sobral, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas, Baturité, Sertão Central, Tauá, Ibiapaba, Acaraú e Amontada e Iguatu.
Dentre as ações realizadas pela instituição nesta área também estão a promoção de palestras, capacitações, aceleração de startups, missões de prospecção de negócios, rodadas de investimento, realização de eventos, como o Siará Tech Summit, dentre outras atividades que promovam conhecimento, inovação e sustentabilidade para os pequenos negócios.

História

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

Cariri recebe debate sobre os impactos da Inteligência Artificial nos negócios – Agência Sebrae de Notícias