• Home
  • Notícias
  • Pages
  • #AMME24 discute Inteligência Artificial e marketing automotivo – Automotive Business

#AMME24 discute Inteligência Artificial e marketing automotivo – Automotive Business

Evento organizado por Automotive Business reuniu cerca de 200 profissionais do segmento e debateu sobre implicações da IA e outros temas caros ao setor
Cerca de 200 profissionais do ecossistema automotivo e da mobilidade estiveram presentes no #AMME24 – Automotive & Mobility Marketing Experience. O encontro promovido por Automotive Business ocorreu na segunda-feira, 24, e foi realizado na Melicidade, sede do Mercado Livre, em Osasco (SP).
Em sua quinta edição, o evento trouxe mais uma vez pautas relevantes para profissionais da seara de marketing do setor automotivo. Além disso, fomentou ambiente propício para o networking, para a troca de conhecimento entre lideranças de alto impacto no ecossistema da mobilidade.
O #AMME24 teve abertura de Carina Costa, CGO da Automotive Business. Após as boas-vindas, Paula Braga, CEO de AB, e Giovanna Riato, editora-executiva da plataforma de conteúdo, apresentaram pesquisa inédita feita com a comunidade da empresa, que destacou as principais dores e virtudes dos profissionais de marketing do setor automotivo.
Em seguida, Gil Giardelli, cofundador da 5Era, e um de seus robôs, o simpático Galileu, já trouxeram à tona debate que permeou o evento: como a inteligência artificial vai transformar o marketing, bem como suas implicações éticas e legais.
Se Giardelli veio com uma visão de futuro da IA no segmento, André Lima, gerente de marketing da Renault, e Giacomo Groff, vice-presidente de estratégia da agência Africa, discorreram sobre o uso da tecnologia no presente. A conversa foi mediada por Fernando Murad, editor de Meio & Mensagem.
Houve citação à peça da Volkswagen que envolve Maria Rita e Elis Regina, criada por meio de IA. O filme, além de ter viralizado, foi sucesso de crítica e obteve destaque na edição 2024 do Cannes Lions Festival.
“O mais interessante desta última edição de Cannes é que, se antes tínhamos de marcar durante o processo de candidatura das peças se havia presença de IA na criação, agora parece que vivemos o inverso: damos um check quando não há Inteligência Artificial envolvida”, salientou Giacomo Groff.
A IA, sem dúvidas, já é intrínseca ao universo do marketing. Isso tanto na elaboração dos filmes, de criativos e de outros meios de se comunicar com os possíveis leads. No entanto, ao menos no #AMME24, houve consenso entre os especialistas de que o “fator humano” será preponderante para que estratégias sejam bem sucedidas.
Evidentemente, outros temas caros às profissionais e aos profissionais do marketing automotivo foram debatidos no evento realizado na Melicidade. O terreno fértil do B2B e o greenwashing foram amplamente discutidos no #AMME24.
“Quando a gente fala sobre ESG criamos ou protegemos o valor da marca. Se você tem essa possibilidade, de comunicar sobre o tema, a forma mais tangível para fazê-lo é por meio dos produtos”, comentou Maria Helena Calado, supervisora de sustentabilidade da Volkswagen do Brasil. “Não há ninguém melhor que o marketing para contar boas histórias, mas o consumidor não aceita o greenwashing. Ele não aceita ser enganado”, completou.
LEIA MAIS:
– Empresas automotivas podem ser sustentáveis, mas será que são éticas?
– CEO da Rivian: ‘Há muito greenwashing no sistema’

O #AMME24 também tratou sobre rebranding, processo repleto de desafios para profissionais da seara de marketing. Para tal, o evento contou com insights de Gustavo Gontijo, CMO da Tupi, e Ana Paula Rocha, coordenadora de marca e reputação da Randoncorp. Embora tenham tamanhos e ramos de atuação distintos, as duas empresas passaram recentemente por um reposicionamento a fim de dialogar melhor com seus respectivos stakeholders.
Para completar, tivemos ainda aulas acerca de marcas admiradas no país. Giovanna Riato mediou debate entre Lilian Volponi, gerente de autos do Mercado Livre e Patrícia Prates, CMO da Superbet. Existe, claro, uma disparidade com relação ao tempo de atuação das empresas no Brasil. Todavia, as duas companhias já têm reputação de estirpe em seus disputadíssimos nichos.
“Já temos centenas de plataformas legalizadas atuando no Brasil na nossa área. Por isso, além de marcar presença em espaços nos quais nossos concorrentes também estão, temos de trabalhar modos distintos de comunicação. Só assim conseguimos nos destacar em um mercado tão disputado”, comentou Patrícia.
Vale frisar que, atualmente, a Superbet investe pesado no futebol. Ao fim de 2023 a empresa fechou contrato para estampar a camisa do São Paulo, tradicional clube que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro. Além disso, em abril passado, se tornou patrocinadora máster do Fluminense, atual campeão da Copa Libertadores da América e da Recopa Sul-Americana. Os acordos passam da casa dos R$ 150 milhões.
Quem também investe pesado no futebol é a BYD. As parcerias com UEFA Euro 2024 e Copa América reverberam na reputação da marca no mercado local. “São competições assistidas por milhões de brasileiros. A estratégia global da empresa, aliada às nossas ações no país, nos tornam ainda mais fortes. E os resultados, claro, aparecem nas vendas”, destacou Denis Onishi, diretor de marketing e mídia da companhia de origem chinesa no Brasil.
SAIBA MAIS:
– BYD quer ser uma das cinco maiores montadoras do Brasil em até cinco anos

Onishi, em conversa com Marcus Celestino, gerente de audiência e comunidade da Automotive Business, ressaltou que um dos frutos do sucesso da marca no país se dá por conta da agilidade na tomada de decisões. “Nós testamos bastante e quando detectamos algum erro corrigimos o curso rapidamente, em questão de pouquíssimas horas”, enfatizou. O executivo disse ainda que isso ocorre por conta da assertividade da operação brasileira e do apoio, da chancela, da matriz.
O #AMME24 contou ainda com duas palestras de interesse ao público. O jornalista e mentor de comunicação Celso Cardoso discorreu sobre técnicas para a própria comunicação e posicionamento. Afinal de contas, marketing pessoal também conta muito. Além disso, Diego Pagura, CCO da Ipsos, elencou 10 habilidades fundamentais para os profissionais do segmento do futuro.
Por fim, o evento também serviu de palco para o anúncio do prêmio Lançamento do Ano. A iniciativa de AB será auditada pela Ipsos e tem parceria da TSO Brasil e do Grupo R1. O corpo de jurados será diverso, composto por pessoas com diferentes bagagens econômicas e culturais. Focará ainda em grupos com expectativas específicas em termos de deslocamento, como pessoas com deficiência, mães, motoristas de aplicativos, entre outros.
A premiação se apoia em critérios ESG: só podem concorrer veículos com boa performance no Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, que mede a eficiência energética. Uma série de outros critérios relacionados à sustentabilidade somarão pontos para a decisão do veículo vencedor.

Executivo também classificou como mal-entendido a sobrevida do motor a combustão na Europa depois de 2035
Recursos serão aplicados em novos produtos, rede de concessionários e novos serviços
Operação brasileira integra rede de desenvolvimento de novos veículos para o mercado das Américas
Mercado sentiu a volta do imposto, mas licenciamentos de fevereiro cresceram três dígitos na comparação com 2023
Há quatro anos, cooperação tem foco no desenvolvimento de novas soluções para o segmento de ônibus
Unidade terá capacidade, num primeiro momento, para fornecer sistemas para cerca de 1.000 veículos comerciais elétricos
Copyright © Automotive Business. Todos os direitos reservados.

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

#AMME24 discute Inteligência Artificial e marketing automotivo – Automotive Business