• Home
  • Notícias
  • Pages
  • A IA já revolucionou o marketing digital (e você ainda não percebeu) – Metrópoles

A IA já revolucionou o marketing digital (e você ainda não percebeu) – Metrópoles


Metropóles
atualizado
Desde o lançamento do ChatGPT, profissionais de várias áreas têm testado aplicações práticas da inteligência artificial em diversos segmentos. Segundo um estudo realizado pela Salesforce com profissionais de marketing, 80% dos profissionais dizem que a IA se tornou essencial para o sucesso do marketing; 63% do total de entrevistados na pesquisa afirmam ainda que o uso da ferramenta proporciona economia de tempo e dinheiro nas campanhas.
Ao ver esses números, podemos perceber que o ChatGPT abriu portas para outras IAs que já estavam no mercado, como aquelas voltadas para análise de dados, que são o coração de um marketing bem feito. Afinal, precisamos saber com quem nos comunicamos.
Essa ferramenta nos revelou que conseguiria imitar um humano e que pode ser usada para atendimento ao público, criação de textos com profundo poder de engajamento, além da capacidade de analisar milhares de dados. Um dos principais benefícios da inteligência artificial no marketing é justamente essa capacidade de processar milhares de informações e rapidamente identificar padrões e tendências que a análise humana, talvez, deixaria passar.
A IA também está no cerne de uma revolução do mercado de trabalho e tem a capacidade de automatizar tarefas repetitivas e monótonas, dando mais produtividade a algumas equipes e eliminando outras completamente. Isso não só economiza tempo e recursos, mas também permite que as empresas se concentrem em áreas mais estratégicas.
Olhemos para o exemplo da automação em campanhas: em um primeiro momento, a IA era usada para automatizar e-mails e exibição de banners publicitários nos momentos certos. Agora, ela é usada para criar as próprias peças publicitárias ou mesmo as landing pages. Ela usa algoritmos para identificar as LPs com maior conversão e cria variações dela automaticamente.
Não faz mais sentido, em um mundo repleto de IA, as pessoas ainda analisarem resultados de impulsionamento e conversão manualmente. Melhorar o desempenho de uma campanha passa por tentativas em que o analista de marketing vai impulsionando posts que deram certo e matando quais deram errado. Com base nesse aprendizado, ele cria outros novos e aperfeiçoados.
Justamente, a essência da IA é aprender com tentativas e erros. Então, ao plugar uma IA no seu processo de impulsionamento, você poderá identificar padrões infinitamente mais rápido e com menor custo do que da forma convencional como algumas pessoas ainda fazem hoje.
Nessa linha de identificação de padrões, temos também a recomendação de produtos e serviços, prática essencial para um marketing cada vez mais hiperpersonalizado. Empresas como Netflix e Spotify utilizam a Inteligência Artificial para aprender as preferências e hábitos dos consumidores e recomendar produtos e serviços que se encaixam nesses padrões.
Hoje, o TikTok demora poucos segundos para identificar o perfil do consumidor e te indicar o próximo vídeo com uma assertividade incrível. Ele monitora comportamentos do usuário, como o teor dos vídeos que ele assiste, o tempo que ele gasta assistindo cada vídeo e os vídeos que ele curtiu e compartilhou.
A IA pode auxiliar as empresas a estabelecer preços e promoções mais precisas, considerando fatores como o comportamento de compra do consumidor e as tendências do mercado. Ou pode ser usada para monitorar o que está sendo dito sobre uma marca nas redes sociais e identificar os sentimentos do público, o que faz com que as empresas gerenciem suas comunidades on-line com mais efetividade.
É importante lembrar que a implementação da IA deve ser feita com cuidado. As empresas devem antes garantir que exista uma compreensão clara de seus processos de negócios e da jornada do cliente. A segurança dos dados do consumidor também é prioridade, especialmente considerando as recentes regulamentações.
Resumindo, a Inteligência Artificial está, sem dúvida, otimizando e revolucionando o marketing digital. Esta inovação tem oferecido às empresas novas maneiras de compreender e interagir com os clientes. Não podemos prever muita coisa, apenas que o tempo passa e a IA não para de se desenvolver. Então veremos cada vez mais soluções e aplicações inteligentes a partir disso. É melhor acompanhar do que ficar para trás.
Helbert Costa é sócio e diretor de tecnologia e marketing da Monte Bravo Investimentos, e autor do livro ChatGPT Explicado — o guia definitivo sobre esta e outras inteligências artificiais.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Todos os direitos reservados
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

source

Compartilhe:

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Sobre o autor

Picture of Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria - Redação Kriahtiva

Marcelo Faria, aos 27 anos, é a mente criativa por trás da produção de textos da Kriahtiva. Com uma paixão inigualável pelo universo online, seus textos são faróis de inspiração, navegando pelos mares do marketing digital com inovação e expertise. Em cada artigo, ele transforma conceitos complexos em leituras envolventes, guiando os leitores por uma jornada única de descobertas no vasto mundo do marketing.

Veja também

mais acessados

On Key

Related Posts

A IA já revolucionou o marketing digital (e você ainda não percebeu) – Metrópoles