As empresas precisam de várias ferramentas para aumentar sua base de clientes. Como você sabe, o marketing é um dos mais versáteis e facilmente os mais importantes. O marketing multicanal, em particular, é uma tática extremamente valiosa para empresas de qualquer tamanho.

Se você está interessado em começar o marketing multicanal, veio ao lugar certo. Neste artigo, aprenderemos sobre o Marketing Multicanal.

O que é Marketing Multicanal

Então, o que é marketing multicanal? É uma técnica de marketing na qual uma empresa se conecta à sua base de clientes através de muitos canais diferentes. Isso inclui, mas não se limita a:

  •     email
  •     site
  •     Social Media
  •     Outdoors e folhetos
  •     Publicidade impressa
  •     outdoors
  •     Aplicativos para celular
  •     Publicidade em vídeo

Ao criar conteúdo para muitos canais diferentes, uma marca pode alcançar muitas pessoas diferentes em diferentes cenários.

Em alguns casos, um usuário encontrará o conteúdo da marca em suas atividades diárias. Por exemplo, eles verão um outdoor na estrada.

No rádio, eles ouvirão um anúncio rápido sobre a mesma coisa. Ao percorrer as mídias sociais durante o almoço, um anúncio patrocinado será exibido sobre a mesma coisa.

Em outros casos, um usuário receberá um boletim informativo por e-mail sobre o lançamento, talvez até um convite para um evento. Eles verão um vídeo enquanto assistem seus vídeos de carros favoritos no YouTube.

O marketing multicanal cria muitos pontos de contato para o usuário durante a jornada do comprador. Esses pontos de contato são conectados entre si.

Por exemplo, nesse quadro de avisos à beira da estrada há uma hashtag. Quando o usuário chega ao seu destino, ele procura a hashtag no Twitter. Eles leram tudo sobre a conta do Twitter da marca. A partir daí, eles navegam para o site onde aprendem ainda mais.

Depois disso, cabe ao usuário como proceder, através do canal de sua escolha.


O marketing multicanal tem tudo a ver com escolha

A principal idéia por trás do marketing multicanal é o conceito de escolha. Os usuários podem se conectar à marca através do canal que preferirem e se sentirem mais confortáveis.

Porque eles trabalham em casa. Ou talvez eles prefiram ligar ao telefone, na traseira de um Uber. Outros podem estar mais inclinados a visitar um local físico.

Com o marketing multicanal, os usuários têm muitas oportunidades de interagir com uma marca em seus próprios termos. Dando assim à marca uma presença sólida na qual os usuários podem confiar.
Criando cruzamento de conteúdo entre canais

Em alguns casos, diferentes canais oferecem uma estratégia de conteúdo unificada. Design de interface do usuário / interface do usuário ou uma página de destino vinculada a um canal do YouTube.

Criar conteúdo cruzado é uma tática essencial do marketing multicanal. É também o primeiro passo para o marketing omnichannel, que unifica todos os canais off-line e on-line para proporcionar experiências ininterruptas ao usuário.

A introdução ao marketing multicanal começa com o conhecimento da personalidade do usuário da sua marca. Principalmente, onde e como eles consomem conteúdo.

Planeje sua estratégia de marketing multicanal em torno de onde fica sua base de clientes. O objetivo do marketing multicanal não é forçar os usuários a comprar. É para lhes dar razões para comprar sem ser agressivo ou avassalador.

Visualize campanhas com um organograma. Coloque o tópico principal da campanha na parte superior, o conteúdo dos diferentes ramos, e o usuário recebe o influxo de todas as direções.

Em seguida, colete os dados para saber quais canais estão com melhor desempenho com qual conteúdo. Faça testes A / B com visuais diferentes e ajude a reagir. A análise dos dados ajuda os criadores de conteúdo a melhorar o conteúdo no futuro.
A equipe de marketing precisa de comunicação direta e um guia de estilo de marca

Para uma estratégia de marketing multicanal bem-sucedida, sua equipe de marketing precisa trabalhar em conjunto.

Em alguns casos, pode haver equipes diferentes para email ou mídia social, mas eles ainda precisam saber o que e como estão fazendo. As tarefas são divididas e atribuídas com calendários de conteúdo e editoriais para cada canal.

Os criadores de conteúdo precisam de uma diretriz de marca que explique não apenas os aspectos visuais da marca, mas também a mensagem da marca. Os designers precisam de um sistema de design para web, aplicativo e design de impressão. Um sistema de design é um guia visual que define as regras.


Escolha os canais certos

A escolha dos canais para o marketing multicanal depende de cada empresa e marca. Marcas de varejo e empresas de SaaS precisam de canais diferentes para suas estratégias. Da mesma maneira, a promoção entre canais depende de onde os usuários estão.

Comece com os canais. Peça a uma equipe de marketing que use esses canais para analisar outras pessoas.

O futuro do marketing multicanal

As táticas de marketing multicanal podem ser bem-sucedidas para muitas empresas, se bem feitas. Além disso, o conteúdo cruzado pode motivar os usuários a se tornarem clientes fiéis. Mas o que uma marca pode fazer depois de dominar o marketing multicanal?

É aí que entra o marketing omnichannel. O marketing omnichannel é uma tática que conecta todos os canais em uma estratégia de marketing multicanal, obscurecendo a linha entre marketing offline e online.

A transição do marketing omnichannel para o multicanal é melhor alcançada com os dados coletados das campanhas anteriores. Use os dados para implementar a criação de conteúdo personalizado.

O marketing omnichannel concentra-se primeiro na experiência e nas necessidades de uma base de marketing multicanal.

Conclusão

Como você pode ver, o marketing multicanal é uma ferramenta poderosa para empresas de qualquer tamanho. Tão grande quanto dois ou três canais, o marketing multicanal e a promoção entre canais podem disparar as vendas.

A escolha da transição para o marketing omnichannel dependerá da empresa e dos produtos ou serviços fornecidos.

Neste artigo, vimos como começar com o marketing multicanal. Esperamos que ajude você com futuras campanhas de marketing.