Você sabia que atualmente levamos cerca de 10 segundos para avaliar visualmente um conteúdo e decidir se interagimos ou não?

Pois é… e essa é uma das principais razões pra você entender o poder do Funil de Vendas para o Instagram.

A maneira como um cliente decide interagir com sua marca, produto ou serviço é bem parecida com a paquera!

Você vai a uma balada, chega num desconhecido que está apenas te olhando…e pede ele em casamento logo de cara? É claro que não!

O “lance” tem de acontecer aos poucos… para que a confiança seja estabelecida entre os dois.

É assim que funciona quando alguém vê sua marca no Instagram. A pessoa precisa primeiro conhecer sua marca, interagir com ela aos poucos e ai, quando uma relação de confiança já estiver construída, você vai ter muito mais chance de ser bem sucedido numa venda.

É ai que entra o Funil de vendas!

O que o Funil de vendas faz é essencialmente atrair seus clientes, construir com eles essa relação de confiança e, quando identificar em que fase da Jornada de Compra seu cliente está, entregar conteúdos compatíveis com essa situação, até ter confiança suficiente pra oferecer uma oferta irresistível a esse cliente.

E como são essas fases do Funil de venda?

  • Conscientização
  • Interesse
  • Avaliação
  • Decisão
  • Compra
  • Reavaliação
  • Recompra

Conscientização

A primeira fase é a conscientização. É quando as pessoas começam a ver sua foto, sua postagem, sua marca e sua história. Nessa hora, o conteúdo de qualidade e a imagem de impacto contam muito! Daí a importância dessa fase.

Interesse

A fase do interesse é quando as pessoas que começaram a te seguir passam a olhar pra outros posts seus. É o momento em que vão olhar seu feed e decidir se vão querer continuar interagindo com você ou não.

Avaliação

Elas entram no seu perfil, avaliam se o conteúdo é bom e interessante para elas e, principalmente, se vão optar comprar seu produto ou serviço, ou o da concorrência.

Decisão

Feita a avaliação, se o consumidor decide comprar, ele passa para a fase seguinte. Caso contrário, ele volta aos conteúdos anteriores ou toma a decisão de comprar de um concorrente.

Compra

Nesta etapa, toda a sua estrutura de venda deve estar funcionando e ser de fácil entendimento. Feita a compra, o consumidor entra na próxima etapa, quando for comprar novamente.

Reavaliação

Se o consumidor tiver uma excelente experiência de compra, facilmente tomará a decisão de comprar novamente, indo para a última fase. Se a experiência for ruim, ele não comprará e essa confiança construida ao longo do funil se quebra, com o consumidor voltando a primeira fase.Recompra
Nessa fase você tem clientes satisfeitos e fãs da sua marca. É o objetivo final do Funil de vendas.

Recompra

Nessa fase você tem clientes satisfeitos e fãs da sua marca. É o objetivo final do Funil de vendas.

Ok… entendi. Mas como esse Funil é medido? Como eu sei quem tá em cada fase?

Então… aqui está o pulo do gato! As ferramentas de marketing digital estão ai pra isso!

Através de cookies (cookies são arquivos de internet que armazenam temporariamente o que o internauta está visitando na rede), essas ferramentas mapeiam o comportamento de quem interage com suas postagens, filtrando um a um e colocando-os em cada fase do funil, que pode ser automatizada para mostrar conteúdos específicos para cada fase, dependendo das funcionalidades de cada ferramenta.

Assim, quem está na fase de decisão, pode receber e-mails específicos sobre os produtos que ela se interessou; quem está na fase de recompra, pode receber cupons de desconto e quem está na fase de conscientização pode ser direcionado para conteúdos de blog, por exemplo, que induzem essas pessoas a subir pra fase de interesse, por exemplo.

No próximo post, falaremos sobre os melhores tipos de conteúdo para construir seu Funil de Vendas. Fique de olho!