Com mais da metade da população mundial on-line e em constante crescimento, o sucesso de uma empresa em estabelecer uma conexão com seus consumidores está intimamente ligado à força de sua estratégia de marketing digital.

Para se conectar com os consumidores de amanhã, você precisará estar pronto. Conhecer as novas tendências digitais ajudará você a otimizar sua estratégia, aproveitar novas oportunidades de crescimento e atingir sua meta de maneira mais eficaz, perante seus concorrentes.

Smartphones – Celulares

Até o momento, 52% do tráfego de internet é realizado por dispositivos móveis, com um crescimento de 4% em relação ao ano passado (+218 milhões de usuários) e em detrimento de tablets e desktops que registraram uma queda de 13% no tráfego.

Para demonstrar essa mudança no uso do conteúdo na Internet, em 2018 o Google apresentou a primeira indexação do Mobile: isso significa que o conteúdo compatível com dispositivos móveis registrará melhor desempenho nos mecanismos de pesquisa do que o conteúdo otimizado para desktop.

Além disso, 34% de todas as compras online são feitas por smartphone: o consumidor de amanhã espera experiências em primeiro lugar no smartphone (“Mobile-First”) e premiará aqueles que desenvolverão estratégias com sua lealdade e com maior reconhecimento. Mais envolvente primeiro em dispositivos móveis.

O impacto do Mobile-First também é evidente em compras “off-line”: 82% dos usuários consultam seus smartphones antes de fazer uma compra na loja, portanto, as tendências digitais aconselham o foco em uma estratégia de marketing digital antes tudo Mobile-First.

Micro influenciadores

A chamada geração Millenials, composta por aproximadamente 92 milhões de pessoas nos Estados Unidos e um volume de negócios que chegará a 4 trilhões de dólares até 2030, representa o maior público consumidor, e o mercado terá que investir na próxima anos.

As empresas terão que aprender a construir e cultivar relacionamentos com os Millenials, que são nativos digitais: 84% deles admitem que o conteúdo criado por outros usuários tem uma influência significativa em suas decisões de compra.

A maioria de suas compras é direcionada pelas mídias sociais, onde o engajamento gera conversão. Além disso, os ganhos mostram números muito interessantes, com US $ 6,50 gerados por cada dólar gasto em marketing de influência.

No entanto, os Millennials preferem que as recomendações venham de seus pares em vez de patrocínios de pessoas famosas e famosas, então eles são mais receptivos aos micro-influenciadores: Tendências digitais mostram que definir uma estratégia de marketing voltada para micro-influenciadores ajudará alcançar o público e as necessidades de maneira cada vez mais direcionada, a um custo certamente mais vantajoso.

Momentos importantes para o consumidor

Um Millennials controla seu smartphone cerca de 150 vezes por dia, com interações extremamente curtas, chamados de momentos que contam ou micro-momentos, que terão implicações significativas para o futuro do mercado digital.

O Google identificou em micro-momentos um novo desenvolvimento do comportamento do consumidor, reconhecendo quatro necessidades distintas a serem preenchidas com microinterações:

  • Momento EU QUERO SABER, onde a interação não visa a compra, mas a aquisição de informações
  • Momento EU QUERO IR, onde o consumidor procura empresas ou produtos específicos que estão próximos a ele
  • Momento EU QUERO FAZER, onde os usuários precisam de ideias enquanto estão fazendo atividades ou estão procurando novos desafios e desafios
  • Momento EU QUERO COMPRAR, em que os usuários devem fazer uma compra e, portanto, precisam de suporte durante o processo enquanto estão na loja.
  • Conhecer a necessidade por trás de cada uma das microinterações pode abrir inúmeras oportunidades para se conectar com seus consumidores e persuadi-los de seu valor agregado.

Palavras-chave e SEO

As tendências digitais mostram que o compromisso com o conteúdo é a chave para SEO.

Para obter atenção online na selva da internet, a relevância do conteúdo assume um papel vital. 72% dos especialistas em marketing dizem que a criação de conteúdo relevante é a única tática de SEO realmente eficaz.

Os mecanismos de pesquisa serão cada vez mais sofisticados e capazes de determinar qual conteúdo é mais relevante para cada usuário específico em cada momento específico.

Então, individualidade é a tendência da vez

O timing do marketing de massa acabou. O público moderno está à procura de uma experiência sob medida: 91% dos consumidores preferem marcas que se lembrem de quem são, reconheçam seus interesses e ofereçam recomendações que sejam relevantes para eles em um nível pessoal.

No entanto, as estratégias de personalização terão que mudar: os consumidores não querem se sentir engaiolados pelas previsões de big data, pelo contrário, querem que suas marcas favoritas projetem experiências digitais que lhes permitam construir suas próprias jornadas de clientes e personalizá-las a seu gosto.

O engajamento é uma via de mão dupla, e as tendências digitais mostram que as empresas que convidam seus consumidores a dialogarem terão um futuro brilhante pela frente.