Outdoors, comerciais de TV e publicidade em rádio foram os principais canais de marketing antes da era digital. Hoje os principais meios de comunicação são sites, mídias sociais e e-mail marketing. Formatos e estratégias também mudaram.

No centro, não há mais apenas produtos e serviços, mas sim as próprias empresas que se apresentam como especialistas em seu próprio setor, oferecendo diferentes conhecimentos.

Então, aproveite nossas dicas e descubra quais são os novos canais on-line através dos quais você pode conquistar novos clientes para sua empresa!

1 – Site

O site é a ferramenta essencial para conquistar novos clientes


O site de uma empresa é um pouco como um cartão de visita. O objetivo é informar e apresentar os produtos ou serviços oferecidos.

O site, combinado com outras ferramentas, como mídias sociais e Google Adwords, além de produção de conteúdo, permite conquistar novos clientes e retê-los.

2 – Marketing de conteúdo

Escrever conteúdo interessante e útil é essencial. Conteúdo de qualidade, bem escrito e detalhado, permite que algumas páginas do site apareçam entre os primeiros resultados do Google.

Melhor ainda se o conteúdo seguir as regras de SEO e as principais palavras-chave aparecerem várias vezes, mantendo um estilo de escrita linear e sensível.

3 – Redes sociais

Twitter, Youtube, Instagram e outras mídias sociais.

A mídia social é uma ferramenta importante e não deve ser subestimada para alcançar clientes e conquistar novos.

Graças a publicações e operações direcionadas, você pode entrar em contato com um determinado grupo-alvo e mantê-lo. Os canais sociais também são perfeitos para mostrar os “bastidores” de sua empresa.

Como otimizar o uso de mídias sociais:

  • Verifique se o seu perfil está completo e se há imagens adequadas e todos os dados necessários (endereço, número de telefone).
  • A imagem do perfil e também a imagem de fundo devem ser adequadas e transmitir a mensagem certa aos clientes.
  • Elabore um calendário vinculado às postagens que você deseja publicar em seu perfil, destacando o tema e as imagens que deseja anexar.
  • Certifique-se de postar novos conteúdos todos os dias para manter seus seguidores informados.
  • Responda a quaisquer comentários e imagens de clientes rapidamente.

4 – Lista de e-mails

Essa é uma das melhores e mais subestimadas ferramentas. Graças ao formulário de inscrição no boletim informativo e ao conteúdo especial para download, é possível criar uma boa lista de discussão.

No entanto, para que aqueles que assinaram a newsletter se tornem clientes reais e comprem seus produtos ou usem seus serviços, você precisa planejar uma campanha de marketing por e-mail.

Organizar uma estratégia de marketing por e-mail significa criar uma série de e-mails para enviar aos clientes em diferentes estágios e definir uma finalidade específica.

Aqui você encontrará mais informações sobre o marketing por gotejamento, uma excelente estratégia para reter seus clientes.

Uma possível sequência de boletins informativos poderia ser:

  • Em primeiro lugar, saúde os novos membros. Ofereça vouchers ou cupons de desconto no primeiro e-mail. Você também pode pedir aos clientes para refinar seu perfil e inserir novos dados.
  • Envie mais informações sobre determinados produtos ou ofertas que podem motivar os clientes a comprar.
  • Envie cupons de desconto adicionais ou conteúdo especial após a primeira compra ou durante ocasiões especiais (aniversários, aniversários).
  • Como conquistar novos clientes com um baixo orçamento

5 – SEO – Otimização para ferramentas de busca

SEO (Search Engine Optimization) é uma das ferramentas mais importantes para lançar seu site e fazê-lo aparecer nos primeiros resultados do Google quando um usuário pesquisa por uma palavra-chave.

No coração do SEO estão as palavras-chave que devem ser usadas em um texto de maneira regular e sensível. Obviamente, a arte de SEO é mais complexa do que as simples palavras centrais a serem incluídas em um artigo.

Os links do seu site em outras páginas e os diferentes formatos oferecidos aos leitores também desempenham um papel fundamental.

6 – Publicidade paga no Facebook

A vantagem dos anúncios do Facebook é que eles podem alcançar um grupo segmentado de usuários. A plataforma social oferece diferentes tipos de anúncios:

  • Patrocine determinados posts para otimizar as interações e alcançar o público.
  • Anuncie o conteúdo do seu site.
  • Fazer campanhas de remarketing, que é direcionado para os usuários que já visitaram a página do facebook.
  • Ao anunciar no Facebook, é importante que sejam feitos sob medida para um determinado grupo-alvo. Isso pode ser definido filtrando por sexo, idade, região e interesses. O Facebook também permite que você colete endereços de e-mail para ampliar seu catálogo de endereços.

Conclusão

Existem muitas possibilidades na internet para conquistar novos clientes e leads. O primeiro passo importante é ter um site completo e profissional.

Outros canais importantes para conquistar novos clientes são as mídias sociais e ferramentas como o Google Adwords, boletins informativos e estratégias de SEO.